Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

Foo Fighters
favoritos

Banda rock norte-americana, formada em Seattle, por Dave Grohl, ex-guitarrista/baterista dos Nirvana. Quando ainda fazia parte da mítica banda de Seattle, Grohl começou a gravar algumas cassetes experimentais, que não veriam a luz do dia até 1995. O suicídio de Kurt Cobain, em 1994, adiou os planos de Grohl de dar seguimento à edição de novas composições. O silêncio que se seguiu foi a melhor atitude que podia ser esperada do músico.
No final de 1994, Grohl entrou, finalmente, em estúdio, juntamente com Barrett Jones, gravando, numa semana, o que acabou por ser o primeiro álbum dos Foo Fighters. Composto de temas inéditos e de outros escolhidos entre composições feitas até então, Grohl tocou todos os instrumentos no disco. Foi então que o músico preferiu formar uma banda, em vez de dar continuidade a um projeto a solo. Nate Mendel (baixo), William Goldsmith (bateria) e Pat Smear (guitarra) juntaram-se a Grohl. O primeiro disco da nova formação foi, por fim, editado em julho de 1995, autointitulado Foo Fighters. Um ano depois, o álbum foi disco de platina nos Estados Unidos e o ano de 1996 foi passado em constante digressão, fazendo a promoção do álbum de estreia. No fim desse ano, a banda deu início às gravações de um novo trabalho. Em 1997, editaram The Colour and the Shape, que foi, no fundo, o primeiro álbum gravado pelos Foo Fighters, ou seja, o primeiro produzido por toda a banda.
There Is Nothing Left to Loose, de 1999, foi um disco definido pela crítica como um regresso às origens, com claros sons de guitarras em momentos grunge. Em outubro de 2002, foi editado o álbum One by One.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Foo Fighters na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$foo-fighters [visualizado em 2025-07-16 12:57:49].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix