Fórmula 1
Desde a invenção do automóvel que se começaram a criar competições. A primeira corrida de que há registos realizou-se em França, em 1894, entre Paris e Rouen. Estas provas tinham lugar em estradas públicas, não havendo circuitos próprios.
As corridas automobilísticas foram proibidas em Inglaterra e na Alemanha. Foi em França que a modalidade começou por ganhar mais entusiasmo, apesar de os franceses também terem banido as provas de velocidade por duas vezes, em 1901 e 1903, devido à ocorrência de acidentes mortais.
A indústria automobilística e o governo francês chegaram a acordo para que as corridas se realizassem em áreas com pouca população e delimitadas por barreiras de proteção. Estas corridas em estradas fechadas significaram o início dos circuitos modernos. O primeiro Grande Prémio foi organizado em França, em Le Mans, em 1906. Apesar das várias tentativas para introduzir uma "fórmula" de corridas, estas provas permaneceram "livres" durante longo período de tempo.
Em 1950 nasceu finalmente a Fórmula 1 (F1), com a realização do primeiro campeonato mundial de pilotos, sob organização da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). A corrida inaugural foi disputada no circuito de Silverstone, na Grã-Bretanha. O primeiro campeão do mundo foi o italiano Giuseppe Farina.
No ano seguinte, em 1951, o campeão foi o argentino Juan Manuel Fangio, que manteve o recorde de cinco títulos mundiais de piloto conquistados em 1951, 1954, 1955, 1956 e 1957, até 2003, ano em que Schumacher alcançou o sexto título mundial da categoria.
A Fórmula 1 registou bastantes evoluções desde a sua fundação, principalmente ao nível da potência, aerodinâmica e segurança dos carros, e na pontuação dos campeonatos. Rapidamente se tornou na categoria mais importante do automobilismo mundial, atraindo multidões e gerando um mercado de largos milhões de dólares.
1994 foi um ano negro para a Fórmula 1, com uma série de acidentes gravíssimos em provas, que culminou com as mortes do austríaco Roland Ratzenberger e do brasileiro Ayrton Senna da Silva, três vezes campeão do mundo e verdadeiro ídolo das multidões afetas a este desporto, durante a realização do Grande Prémio de San Marino. A FIA foi então obrigada a introduzir novas regulamentações de segurança na Fórmula 1.
Em Portugal, o primeiro Grande Prémio incluído no Mundial de F1 realizou-se no circuito da Boavista, no Porto, em 1958, passando no ano seguinte para o circuito de Monsanto, para voltar ao Porto em 1960. Após um interregno de 24 anos a Fórmula 1 voltou a realizar-se em Portugal, no autódromo do Estoril, onde se manteve anualmente até 1996.
-
EstorilZona balnear junto a Cascais e um dos mais concorridos centros turísticos de Portugal. O chamado Aut...
-
PortugalGeografia País do Sudoeste da Europa. Situado na parte ocidental da Península Ibérica, abrange uma s...
-
PortoAspetos geográficos Cidade, sede de concelho e capital de distrito, localiza-se na Região Norte (NUT...
-
MonsantoPertencente atualmente a Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, Monsanto terá sido, no Paleol...
-
San MarinoGeografia Estado independente que constitui um enclave na Itália. É uma pequena república, com uma d...
-
Juan Manuel FangioPiloto de automóveis argentino, nasceu em 1911 e morreu em 1995, dominou as corridas dos anos 50 ao ...
-
Grã-BretanhaSituada ao largo da costa ocidental da Europa, a Grã-Bretanha é, com os seus 229 903 km2, a maior da...
-
Le MansO circuito das 24 Horas de Le Mans está situado a Sul da cidade de Le Mans, a capital da região fran...
-
FrançaGeografia País da Europa Ocidental, a França é banhada pelo canal da Mancha a norte, pelo golfo da B...
-
InglaterraPaís do Reino Unido. Ocupa a parte central e sul da ilha da Grã-Bretanha. A Inglaterra é o país hist...