As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

As Crianças Adormecidas

Anthony Passeron

1 min

fossas abissais
favoritos

Atualmente, os conceitos de continente, conjunto de terras emergidas, e oceanos, zonas cobertas pela água, modificaram-se no sentido em que se consideram como parte integrante das áreas continentais as zonas, embora imersas, que apresentam características geológicas específicas. É o caso da plataforma continental e parte do talude continental.
Os oceanos cobrem cerca de 70% da superfície do globo e graças a técnicas modernas, como a obtenção de testemunhos obtidos por meio de perfurações, e a utilização de ultrassons na determinação do perfil submarino foi possível realizar uma cartografia dos fundos oceânicos, na qual os fundos abissais são os que ocupam maior extensão e é onde se encontram as fossas abissais.
As fossas abissais são grandes fendas de forma alargada e de grande comprimento, estreitas, descontínuas que chegam a atingir profundidades de 7450 metros (fossa de Java) e de 11022 metros (fossa das Marianas).
O principal sistema de fossas encontra-se localizado paralelamente às costas asiáticas e americanas do Oceano Pacífico, como a do Perú-Chile, América -Central. As fossas abissais também se encontram associadas a arcos insulares, como o das Aleutas, Filipinas, Indonésia, etc. correspondentes a zonas de subducção de placas que se efetuam segundo planos inclinados (zonas de Bennioff) e que na superfície se manifestam pelas fossas oceânicas.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – fossas abissais na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-03-17 02:48:43]. Disponível em

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

As Crianças Adormecidas

Anthony Passeron