fração
Numa fração x/y o número x recebe a designação de numerador e o número y a de denominador. Para os nomear em conjunto utiliza-se a designação "termos da fração".
Numa fração, se multiplicarmos ou dividirmos ambos os termos pelo mesmo número não nulo obtemos uma nova fração equivalente à primeira. Esta propriedade é de grande utilidade uma vez que permite comparar o valor das frações com maior facilidade bem como executar operações elementares como a adição e a subtração ou ainda simplificar algumas frações, isto é, escrever uma fração equivalente a outra mas formada por termos menores. Consideremos, por exemplo, a fração 24/30. Ela pode ser simplificada uma vez que ambos os seus termos são divisíveis por 6. Dessa forma obtemos . A fração 4/5 já não pode ser simplificada uma vez que não existe, para além do 1, qualquer número inteiro pelo qual o 4 e o 5 sejam, simultaneamente, divisíveis. Dizemos que 4/5 é uma fração irredutível.
Para adicionar ou subtrair frações é necessário, antes de mais, reduzi-las ao mesmo denominador, isto é, escrever uma fração equivalente a cada uma das frações que se pretende adicionar mas de forma que todas tenham denominador igual. Por exemplo, para fazer temos que encontrar duas novas frações, equivalentes a estas e com denominador igual. A forma mais simples de o fazer seria multiplicando ambos os termos da primeira por 10 e os da segunda por 4, obtendo, assim, denominador 40 em ambas. No entanto, neste caso, como em muitos outros, é possível obter um numerador menor uma vez que o mínimo múltiplo comum a 4 e 10 não é 40 mas sim 20. Desta forma, se multiplicarmos a primeira fração por 5 e a segunda por 2 obtemos: . As frações adicionam-se fazendo a soma dos respetivos numeradores e mantendo o denominador comum, vindo então .
A multiplicação de frações faz-se de forma mais simples multiplicando os respetivos numeradores e os respetivos denominadores. Por exemplo, .
A divisão, nalguns casos muito particulares, pode fazer-se de forma semelhante à multiplicação, mas, em geral, tal não é possível porque ao dividir obtêm-se muitas vezes números não inteiros. Nesses casos, o que se faz é multiplicar a primeira fração pelo inverso da segunda, sendo que o inverso de uma fração se obtém trocando o numerador e o denominador entre si. Assim, se pretendermos fazer o que na realidade fazemos é .
-
gás de carvãoO gás de carvão é um combustível gasoso produzido pela destilação destrutiva do carvão. Nos finais d
-
carvãoOs carvões são rochas constituídas por detritos vegetais mais ou menos alterados e por uma matéria i
-
carvão sapropélicoCarvão betuminoso, muito homogéneo e com alto teor de substâncias voláteis, originadas a partir de l
-
tecido cartilagíneoO tecido cartilagíneo, ou, abreviadamente, cartilagem, é um tipo de tecido conjuntivo que se caracte
-
José Casimiro Carteado MenaMédico e oficial do exército nascido em 1876, em Darque, e falecido em 1949, também em Darque. Foi u
-
carvalhoNome vulgar de plantas do género Quercus, da família das Fagáceas. É quase impossível assinalar o nú
-
Maclyn McCartyGeneticista norte-americano nascido a 9 de junho de 1911 e falecido a 2 de janeiro de 2005. Antes de
-
carvão húmicoCarvão resultante da acumulação de plantas que durante a incarbonização passaram por uma fase húmica
-
génese dos carvõesAs acumulações de detritos vegetais admitem duas hipóteses: a formação autóctone, que ocorre em zona
-
carvão lenho-celulósicoCarvão resultante da acumulação de plantas incarbonizadas que na sua formação passaram por uma fase