Geração D

Carlos de Matos Gomes

Amar em caso de emergência

Vera dos Reis Valente

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe

1 min

Frances Tustin
favoritos

Professora e psicoterapeuta infantil, Frances Tustin nasceu no ano de 1913, em Inglaterra. Em 1948 contraiu matrimónio e em 1950 começou a trabalhar na Tavistock Clinic, principiando a sua formação em psicoterapias infantis. Efetuou esta formação durante cerca de três anos. Mais tarde, nos Estados Unidos, ao lado do seu marido, Tustin levou a cabo um relevante trabalho num centro de pesquisa com crianças consideradas atípicas, sendo uma grande parte delas crianças com autismo.

A partir desta altura, Tustin redobra o seu interesse pelo trabalho com crianças, sobretudo autistas. Quando regressa a Inglaterra, inicia um conjunto de atividades psicoterapêuticas e de carácter pedagógico com este tipo de crianças. Trabalha em vários hospitais, chegando mesmo a ter uma clínica privada.
Na Universidade de Londres, é nomeada responsável pelo Departamento do Desenvolvimento da Criança, assumindo tarefas de formadora de terapeutas, dirigindo seminários na Tavistock Clinic, no Child Guidance Training Center, na Brunel University e na Universidade de Roma.

Frances Tustin faleceu em 1994, tendo deixado inúmeras publicações, sobretudo na área do autismo infantil e seu tratamento. Das suas obras são de destacar: 1990, The Protective Shell in Children and Adults; 1992, Autistic States in Children; 1995, Autism ans Childhood Psychosis.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Frances Tustin na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-05-23 17:36:43]. Disponível em

Geração D

Carlos de Matos Gomes

Amar em caso de emergência

Vera dos Reis Valente

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe