Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

Franklin Stahl
favoritos

Biólogo e geneticista norte-americano, Franklin William Stahl nasceu a 8 de outubro de 1929, em Boston, no estado de Massachusetts.

Formou-se pela Universidade de Harvard, em 1951, e obteve o doutoramento pela Universidade de Rochester, em 1956.

Frequentou um curso sobre biologia molecular dirigido por James Watson e Francis Crick, no Laboratório de Biologia Marinha, em Woods Hole (estado de Massachusetts), onde conheceu Matthew Meselson.

Em 1957, Stahl e Meselson criaram a técnica de centrifugação em gradiente de densidade e usaram-na para demonstrar a natureza semiconservativa da replicação do ADN, tal como já tinha sido sugerido, em 1953, por Watson e Crick, pioneiros no estudo do ADN.

Em 1961, Stahl e Meselson, juntamente com Sidney Brenner e François Jacob, provaram que o ribossoma não só necessita de instruções, a fim de poder produzir proteínas, como pode criar proteínas diferentes daquelas normalmente produzidas por uma célula particular.

Conseguiram ainda atestar que é o ácido ribonucleico mensageiro (ARNm) que fornece as instruções aos ribossomas. Stahl dedicou-se igualmente ao estudo da genética dos bacteriófagos.

A partir de 1970, Franklin Stahl tornou-se docente em Biologia Molecular, na Universidade de Oregon e investigador no Instituto de Biologia Molecular, debruçando-se sobre os mecanismos de recombinação genética.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Franklin Stahl na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$franklin-stahl [visualizado em 2025-07-18 05:50:43].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix