Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

1 min

Frederik de Klerk
favoritos

Político sul-africano, Frederik Willem de Klerk nasceu a 18 de março de 1936, em Joanesburgo e morreu a 11 de novembro de 2021 na Cidade do Cabo.

Como dirigente do Partido Nacional, integrou diversos governos e ocupou a Presidência do país entre 1989 e 1994.

A ele se deve o fim do apartheid e a reforma da constituição que passava a basear-se no princípio "um homem, um voto", a legalidade do Congresso Nacional Africano (ANC), a libertação de muitos presos políticos, entre os quais Nelson Mandela.

Partilhou o Prémio Nobel da Paz, em 1993, com o nacionalista negro e líder do ANC Nelson Mandela, por ter ajudado a estabelecer um sistema democrático não racial na África do Sul.
Em 1994 realizaram-se as primeiras eleições livres e multirraciais da África do Sul. Abandonou a liderança do Partido Nacional e a vida pública em 1997. Dois anos depois, publicou a sua autobiografia intitulada The Last Trek - A New Beginning (1999) e dedicou-se à Fundação F. W. de Klerk cujo objetivo é a paz nas sociedades divididas por questões culturais, étnicas, religiosas e linguístas.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Frederik de Klerk na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$frederik-de-klerk [visualizado em 2025-06-23 19:59:56].

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac