MOMENTOS WOOK - 20% de desconto em todos os livros

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

Geração D

Carlos de Matos Gomes

1 min

Friedrich Kekulé
favoritos

Químico orgânico alemão, nascido em 1829 e falecido em 1896, distinguiu-se pelos seus estudos acerca da estrutura do átomo de carbono e seus compostos, sendo particularmente conhecido por ter proposto para a fórmula de estrutura do benzeno a forma de anel hexagonal.
Kekulé estudou inicialmente Arquitetura, mas, por influência de Liebig, de quem foi discípulo, mudou para Química. Químicos célebres como Van't Hoff, Emil Fisher, A. von Baeyer e Victor Meyer foram seus alunos.
Baseando-se na teoria de valência proposta por Frankland, Kekulé defendeu que a valência do átomo de carbono era quatro e que uma das quatro ligações de um desses átomos podia ser usada para se ligar a outro átomo de carbono. Deu um grande contributo para o conhecimento dos isómeros, ao defender que era necessário representar todas as fórmulas de estrutura possíveis relativas a uma determinada fórmula molecular e escolher, em seguida, a que estivesse de acordo com as suas propriedades, reações em que o composto podia participar e os métodos de síntese. Para o benzeno, descoberto por M. Faraday, não era até então conhecida nenhuma fórmula de estrutura que estivesse de acordo com as suas propriedades, nomeadamente, a sua pequena reatividade. Foi Kekulé, em 1865, que, ao propor uma estrutura em anel hexagonal e, em 1872, ao introduzir a ideia de oscilação ou ressonância entre duas estruturas limites, contribuiu de forma decisiva para a compreensão do problema. Em 1933, Linus Pauling postulou um estado híbrido para a molécula de benzeno, aplicando a teoria quântica às estruturas ressonantes de Kekulé.
Friedrich A. Kekulé, químico orgânico alemão
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Friedrich Kekulé na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-07-22 13:24:41]. Disponível em

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

Geração D

Carlos de Matos Gomes