Futebol Clube de Alverca
O Futebol Clube Alverca, equipa ribatejana dos arredores de Lisboa, foi fundado a 1 de setembro de 1939. Foi o terceiro clube a ser formado naquela localidade, a seguir ao Alverca Futebol Clube e ao Sporting Clube Alverca, mas estes dois acabariam por ser extintos. Depois de vários anos a participar em campeonatos distritais, na temporada 1970/71 o FC Alverca participou pela primeira vez em campeonatos nacionais, ao atingir a III Divisão. Esteve neste escalão até 1978, ano em que regressou aos distritais.
Entretanto, o FC Alverca, que fazia parte da Associação de Futebol de Santarém, a partir de 1974 passou a pertencer à AF Lisboa, por motivos geográficos. Em 1981 o Alverca regressou à III Divisão, onde se manteve até 1989, ano em que ascendeu à II Divisão. Nesta altura o clube ribatejano entrou no seu período de maior crescimento, passando a estar dotado de melhores infraestruturas. Ajudado por parcerias com os clubes grandes de Lisboa, o Sporting e, principalmente, o Benfica, o Alverca consolidou o seu crescimento. Em 1992/93 assinou um protocolo de cooperação com o Sporting que ajudou a que, em 1995, regressasse à II Divisão, depois de ter baixado à II Divisão B. Em 1996, o FC Alverca inaugurou o Complexo Desportivo, que inclui um estádio com capacidade para quinze mil espectadores. Entre 1996/97 e 97/98, o clube tornou-se uma filial do Benfica. Através da cedência de jogadores, treinadores e de outros meios, o Benfica ajudou o Alverca a tornar-se uma equipa mais forte que, dessa forma, a partir de 1998/99 passou a disputar a I Divisão. O FC Alverca foi o primeiro clube ribatejano a jogar no escalão máximo do futebol português. A equipa de futebol manteve-se na I Divisão até 2001/2002, ano em que ficou em último e desceu à já denominada II Liga. Mas logo na temporada seguinte o Alverca ficou em segundo e regressou em 2003/2004 à I Liga. Entretanto, o clube já tinha começado a desempenhar um papel importante na formação de jogadores. Representaram o Alverca futebolistas como Deco, Mantorras e Diogo, que viriam a ser contratados, respetivamente, pelo FC Porto, Benfica e Sporting. Nesse sentido, o Alverca apostou também nas camadas jovens e em 2001/2002 sagrou-se campeão nacional de juniores.
Partilhar
Como referenciar
Futebol Clube de Alverca na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$futebol-clube-de-alverca [visualizado em 2026-07-11 23:06:03].
Outros artigos
-
PortoAspetos geográficos Cidade, sede de concelho e capital de distrito, localiza-se na Região Norte (NUT...
-
DecoFutebolista internacional português, Anderson Luís de Sousa, conhecido por Deco, nasceu a 27 de agos...
-
SantarémAspetos geográficos Cidade, sede de concelho e capital de distrito, localiza-se na região de Lisboa ...
-
Chicago BullsA equipa de basquetebol norte-americana Chicago Bulls entrou na NBA (Liga Norte-Americana de Basquet
-
Celtic GlasgowO clube escocês de futebol Celtic Footbal Club foi fundado em 1887 pela comunidade irlandesa e catól
-
Borussia DortmundO clube alemão de futebol BV 09 Borussia Dortmund foi fundado a 19 de dezembro de 1909, em Dortmund,
-
Boca JuniorsClube argentino de futebol, o Boca Juniors foi fundado a 3 de abril de 1905 por cinco jovens imigran
-
Torino CalcioClube de futebol italiano, o Torino Calcio foi fundado a 3 de dezembro de 1906, em Turim. Em 1927, o
-
Sporting Clube de BragaO Sporting Clube de Braga foi oficialmente fundado em Braga a 19 de janeiro de 1921, mas a criação d
-
Sport Lisboa e BenficaEm Lisboa, na freguesia de Belém, Cosme Damião, juntamente com um grupo de amigos do bairro pratican
Partilhar
Como referenciar 
Futebol Clube de Alverca na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$futebol-clube-de-alverca [visualizado em 2026-07-11 23:06:03].