As Crianças Adormecidas

Anthony Passeron

Ramalho Eanes Palavra que conta

Fátima Campos Ferreira

O Osso de Prata

Andrei Kurkov

hilaridade ou hilariedade?

ver mais

à última hora ou à última da hora?

ver mais

tiles ou tis?

ver mais

à parte ou aparte?

ver mais

gratuito ou gratuíto?

ver mais

2 min

Gabriel Byrne
favoritos

Ator irlandês, Gabriel Byrne nasceu a 12 de maio de 1950, em Dublin.

Como os seus pais desejavam que ele seguisse uma carreira religiosa, foi educado num seminário, mas seria expulso aos 14 anos por ter sido apanhado a fumar.

Mais tarde, tirou o curso de Arqueologia, tendo trabalhado como professor e arqueólogo. Apaixonou-se pela carreira de ator, tendo tirado um curso de interpretação quando tinha já 28 anos. Fez então teatro amador e conseguiu um pequeno papel na soap-opera Bracken (1979). Inicialmente, fez figuração em cinema, mas o seu primeiro papel com algum significado seria de Uther Pendragon, pai do futuro rei Artur em Excalibur (1981), de John Boorman.

Repetiu papéis secundários em filmes como Hanna K (1983), de Costa-Gavras, e The Keep (1983), de Michael Mann, para além de ter trabalhado ao lado de Richard Burton na série Wagner (1983). O seu primeiro trabalho como protagonista contribuiu para um dos maiores sucessos comerciais do cinema britânico da década de 80: Defence of the Realm (Em Defesa da Nação, 1985). Ao lado de Denholm Elliott, vestiu a pele de um jovem jornalista cuja investigação de um escândalo leva à demissão de um ministro.

Contudo, os projetos seguintes de Byrne não foram tão bem sucedidos: Gothic (1986), de Ken Russell, mostrou-se inconclusivo, Giulia e Giulia (Júlia e Júlia, 1987) pecou pela inconsistência narrativa e Lionheart (Jovens Cruzados, 1987), apesar do seu rigor histórico, falharia nas bilheteiras. Durante as rodagens de Siesta (O Outro Lado da Noite, 1987), apaixonou-se pela atriz Ellen Barkin, com quem viria a contrair matrimónio no ano seguinte.

O seu primeiro filme em Hollywood foi A Soldier's Tale (1988) que falharia na bilheteira. Todavia, conseguiu impressionar os críticos com a sua poderosa interpretação em Miller's Crossing (História de Gangsters, 1990), dos irmãos Coen. Divorciou-se de Barkin em 1993, ano em que foi o produtor do filme In the Name of the Father (Em Nome do Pai, 1993).

A partir daí, contabilizou papéis secundários em filmes como Point Of No Return (A Assassina, 1993), A Dangerous Woman (1993) e Little Women (Mulherzinhas, 1994). Voltou a ganhar a aclamação da crítica pela sua prestação em The Usual Suspects (Os Suspeitos do Costume, 1995). Desempenhou o papel de um envelhecido D'Artagnan em The Man in the Iron Mask (O Homem da Máscara de Ferro, 1998), um padre exorcista em Stigmata (Estigma, 1999), o próprio Satanás em End of Days (O Fim dos Dias, 1999) e um caçador de tesouros no filme de terror Ghost Ship (O Navio-Fantasma, 2002).

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Gabriel Byrne na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-01-13 20:39:40]. Disponível em

As Crianças Adormecidas

Anthony Passeron

Ramalho Eanes Palavra que conta

Fátima Campos Ferreira

O Osso de Prata

Andrei Kurkov

hilaridade ou hilariedade?

ver mais

à última hora ou à última da hora?

ver mais

tiles ou tis?

ver mais

à parte ou aparte?

ver mais

gratuito ou gratuíto?

ver mais