Gargântua e Pantagruel
Obra-prima de François Rabelais, propõe o entretenimento dos leitores cultos através da folia e do exagero da época. O primeiro livro da obra (Gargântua) contém a narrativa do nascimento de Gargântua, filho de Grandgonicer e de Gargamelle, da sua infância e educação, da sua vinda para Paris, da sua guerra contra Picrochole. Vencedor deste último, constrói a abadia de Thélemé, que representa uma reação contra o excesso do rigorismo do ideal da Idade Média. A primeira educação de Gargântua é a mesma que Rabelais recebeu na infância.
O segundo livro, Pantagruel, compreende os relatos relativos ao nascimento, educação e guerras de Pantagruel, filho de Gargântua. Entra em cena uma nova personagem, Panurgo, uma espécie de boémio que encanta Pantagruel e que se torna seu companheiro. No terceiro livro, Panurgo pede a Pantagruel conselho sobre se deverá ou não casar-se. A partir desta altura este passa a ser o problema do livro. Para encontrar solução dirige-se a várias personagens e ao oráculo da dive Bouteille, que reside no Catai, país situado a norte da Índia. O problema de saber se Panurgo deve ou não casar-se leva ao recurso a várias doutrinas e, por consequência, ao ceticismo e, por fim, à tolerância. Esta obra é uma sátira escolástica e engloba frades, a Corte de Roma, os reis, a magistratura e a justiça. Ler excerto da obra
Partilhar
Como referenciar
Gargântua e Pantagruel na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$gargantua-e-pantagruel [visualizado em 2026-06-12 19:58:39].
Outros artigos
-
RomaAspetos Geográficos Roma é a capital e a maior cidade de Itália. Está localizada na costa oeste da p...
-
ÍndiaGeografia País do Sul da Ásia. Faz fronteira com o Paquistão, a noroeste, com a China, o Nepal e o B...
-
Idade MédiaPeríodo histórico entre a Antiguidade e a Época Moderna, a Idade Média, como qualquer outra divisão ...
-
Émile ou Da EducaçãoObra didática em cinco volumes de Jean-Jacques Rousseau (1762), em que o autor expõe o seu ponto de
-
Os Cento e Vinte Dias de SodomaNarrativa de Sade (1785) em que o deboche, o sacrilégio e a crueldade atingem as dimensões do mito.
-
O Conde de Monte-CristoRomance muito popular de Alexandre Dumas (pai). Foi publicado em 1846. Narra a vingança de Edmond Da
-
Cantos de MaldororObra em seis cantos publicada em 1869 por Isidore Ducasse, sob o pseudónimo de conde de Lautréamont.
-
Jean-ChristopheCiclo romanesco em 10 volumes (1904-1912) de Romain Rolland, narra a vida de um músico genial, no pa
-
O Sapato de CetimDrama de Paul Claudel, Le Soulier de Satin, nome original, foi publicado em 1929, tendo sido represe
-
O Capitão FracasseRomance de Théophile Gautier (1863), narra as aventuras do barão de Sigognac (capitão Fracasse). A c
Partilhar
Como referenciar 
Gargântua e Pantagruel na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$gargantua-e-pantagruel [visualizado em 2026-06-12 19:58:39].