Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

1 min

gavião
favoritos

Designação de aves da família dos Accipitrídeos. O gavião (Accipiter sinus), também conhecido por gavião-da-Europa, vive nos bosques mas durante o inverno propaga-se pelas campinas, soutos e ribeiras. Tem a íris amarelada e a fêmea é maior que o macho. A plumagem dorsal do macho é de cor cinzento-ardósio-azulada e a zona ventral apresenta um tom amarelo-alaranjado. A fêmea tem o dorso de cor cinzenta, o peito de cor branca, com estrias horizontais cinzentas.
Alimenta-se de outras aves (até ao tamanho de um tordo) que caça no ar e de roedores. O seu comprimento total oscila entre os 31 e 38 centímetros, com um comprimento de asa que varia entre os 180 e os 246 milímetros e com uma envergadura no macho entre os 59 e 65 centímetros e na fêmea entre os 68 e 77 centímetros.
Na época da reprodução constrói o ninho que é uma estrutura fraca feita de galhos com uma cova central, formada por galhos pequenos, e que montam numa árvore. A postura é de cinco a seis ovos cuja incubação demora 35 dias. Os juvenis logo abandonam o ninho e, depois de um pequeno período de instrução de caça, dispersam pelos arredores dos territórios paternos.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – gavião na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-09-11 11:16:09]. Disponível em

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez