Genesa
Deus da Sabedoria, do Destino, do Matrimónio e protetor do lar (como também do Matrimónio), para além de comandante das "tropas divinas", deus da religiosidade, da castidade, protetor das letras e das ciências, inspirador de pensadores. Tem como função transmitir a Shiva os desejos e as orações dos homens. Os hindus atribuem a este deus a invenção da matemática e da astronomia.
É descendente de Parvati (deusa dos montes) e de Shiva (terceira personagem da trindade hindu). Hierarquicamente era colocado depois do Trimurti. Era conhecido também como Vinaiaga (o grande mestre); Gainavada (senhor das reuniões); Gaidjanana (cabeça de elefante) e Lambodara (o do ventre grande). É uma divindade ambivalente, oscilando entre a bondade e o terror.
Existem inúmeras lendas sobre a conceção e aparição deste deus. Segundo a tradição popular, Genesa nasceu com cabeça de elefante. Conta uma das lendas que, estando Parvati para dar à luz, uma manada de elefantes se aproximou e Parvati, afligindo-se com a situação, trouxe ao mundo o deus com cabeça de elefante. Uma outra lenda conta que Genesa, pleno de soberba, lutou com o seu pai Shiva, que tendo-o entretido com Maya (a Ilusão), fez com que os deuses, num ato cruel, cortassem a cabeça do seu filho.
Parvati jurou vingança a Shiva, intervindo junto dos deuses, que acabaram por ressuscitar o filho vencido, embora não tenham encontrado a cabeça, acabando por a substituir por uma cabeça de um elefante (símbolo da Inteligência).
Genesa surge em algumas imagens com quatro braços e um ventre enorme, com uma serpente à volta e a cavalo num rato. Algumas vezes na tradição hindú esta luz não surge com Shiva mas sim com Vishnú, Skanda (ou Kartikeia). A luta com Skanda, segundo a tradição, está relacionada com a prioridade do matrimónio.
Foi casado com Sidhhi e Rudhi (o "sucesso" e a "inteligência") e destes casamentos descenderam Lackcha e Labha.
Esta divindade foi adotada pelos cristãos que permaneciam em Goa, na época da Expansão Portuguesa na Índia. Permanece ainda atualmente no panteão hindu.
-
ÍndiaGeografia País do Sul da Ásia. Faz fronteira com o Paquistão, a noroeste, com a China, o Nepal e o B...
-
GoaEstado situado na costa ocidental da Índia, cerca de 400 km a sul de Bombaim. Depois de descoberto o...
-
KartikeiaNa mitologia hindu é o deus da guerra e das pestilências. É o segundo filho de Shiva ou mesmo uma em...
-
Parvati"Rainha dos Montes", patrona do nascimento, da magia e de toda a espécie de produção e dos sonhos. S...
-
VarunaSenhor ou soberano, "aquele que lê", que ordena o mundo e que com ele "joga", é o deus do Mar e das
-
TlalocDivindade tolteca inserida pelos astecas no seu leque de deuses. O seu nome, Tlaloc Tlamacazqui, sig
-
TritãoTrata-se de uma divindade marítima, idêntica a Nereu, Fórcis, Proteu ou Glauco, por exemplo. Tradici
-
VanirVenerados principalmente na Suécia, os Vanir ou Vanes são uma das castas de deuses existentes na mit
-
VidarEra filho de Odin, na mitologia escandinava, sendo o deus do silêncio e da vingança. No dia de Ragna
-
TlazoltetiTambém denominada Tlazolteotl Ixcuiname, era e deusa protetora dos nascimentos, das relações sexuais