As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

As Crianças Adormecidas

Anthony Passeron

1 min

George Dance, o Jovem
favoritos

Arquiteto e retratista inglês, nasceu em 1741, em Londres, Inglaterra, e morreu na sua terra em 1825. Filho do arquiteto George Dance, aprendeu a profissão com o seu pai e completou a sua formação com as viagens que fez a França e Itália. Depois da morte do pai, em 1768, ocupa a sua posição de projetista de Londres.
Foi um dos membros originais da Royal Academy e professor de arquitetura.
Dance desenvolveu uma arquitetura neoclássica notável, de que foi exemplo a prisão de Newgate (1770, já demolida), mas ficou mais conhecido pelas suas intervenções urbanísticas na cidade de Londres. Introduziu as áreas circulares na interseção das ruas (circus) e desenvolvimento de moradias em linhas semicirculares (crescent) muito típicas desta cidade. Ficaram como exemplos destas realizações a Praça América (1768), a Praça Finsbury (1777) e Finsbury Circus (1814).
Dance ficou também conhecido pelos mais de duzentos retratos que realizou de amigos seus e personagens conhecidas da época, grande parte dos quais se encontram expostos no British Museum.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – George Dance, o Jovem na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-03-24 00:05:18]. Disponível em

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

As Crianças Adormecidas

Anthony Passeron