Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

Georges Friedmann
favoritos

Sociólogo francês, Georges Philippe Friedmann nasceu em 1902, na França. Formado em Filosofia e doutorado em Letras, dirigiu o Centro de Estudos das Comunicações de Massa. Foi professor em várias instituições do ensino superior, lecionando, entre outras, a cadeira de História do Trabalho. Analisando a organização do trabalho na sociedade industrial, Friedmann demonstrou a submissão à mesma lógica das condições técnicas de produção por parte de operários de estatuto tão diferente como os soviéticos ou os norte-americanos. Nos seus trabalhos valorizou o fator humano e a situação dos operários confrontados com um trabalho parcelar e monótono. A obra de Friedmann deslocou a perspetiva de análise do ponto de vista das empresas para o ponto de vista das relações humanas no seio da estrutura social e teve em conta a questão da permanente mudança em que se encontra a sociedade atual. Os seus estudos prestaram um valioso contributo para a definição de um conceito tão rico como é o de "sociedade industrial".
As suas obras principais são: La Crise du Progrès (1936); Problèmes Humains du Machinisme Industriel (1946); Villes et Campagne, Civilisation Urbaine et Civilisation Rurale en France (1953); Où va le Travail Humain? (1954); Problèmes de l'Amérique Latine-traité de sociologie du travail, em colaboração (1962); Le Travail en Miettes: Spécialisation et loisirs (1964); Fin du Peuple Juif? (1966); Sept Études sur l'Hommes et la Technique (1966); La Puissance et la Sagesse (1970); Villes et Campagnes (1971). Faleceu em 1977.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Georges Friedmann na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$georges-friedmann [visualizado em 2025-07-20 20:32:52].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix