gestão de stocks
Stock é um termo habitualmente utilizado, em economia, para designar as matérias-primas ou os produtos intermédios.
As empresas constituem stocks por diversos motivos: para conseguirem efetuar o seu processo produtivo sem ruturas (e, portanto, sem parar de vender), para poderem comprar de forma mais económica (constituem stocks porque, ao adquirirem lotes grandes, cada produto fica unitariamente mais barato) e para obterem ganhos quando preveem uma subida nas cotações ou nos preços.
Pode também suceder que a empresa trabalhe por encomenda. Nesse caso, não tem necessidade de constituir stocks, uma vez que apenas produz como resposta a encomendas específicas dos seus clientes.
A função gestão de stocks comporta atos conducentes à coordenação sem ruturas dos fornecimentos à função produção, para que esta funcione sem estrangulamentos.
A função gestão de stocks enquadra-se numa outra mais abrangente: o aprovisionamento. Este inclui, para além dos aspetos relacionados com a stockagem (armazenamento), a gestão das operações de compra e a receção (qualitativa e quantitativa) das encomendas.
-
processo produtivoO processo produtivo é a combinação de fatores de produção que proporciona a obtenção de um dado pro...
-
dólar australianoO dólar australiano é a moeda oficial da Austrália e tem por símbolo $ ou A$ (para o distinguir dos
-
Escola AustríacaA partir da década de 70 do século XIX, numa altura em que a teoria económica se dividia fundamental
-
atualização (economia)No âmbito do cálculo financeiro existe uma regra básica segundo a qual os agentes económicos têm pre
-
autofinanciamentoO autofinanciamento, como o próprio nome indica, corresponde a uma fonte de financiamento gerada den
-
automatizaçãoO termo "automatização" é frequentemente usado como sinónimo de "automação", embora, na realidade, a
-
ativo (economia)Na definição de ativo é normalmente incluído qualquer bem ou direito na posse de um determinado suje
-
auditoriaO conceito de auditoria quando analisado isoladamente assume um carácter genérico e corresponde a um
-
automaçãoA. Giddens refere-se à automatização como "o uso de máquinas para executar e controlar processos de
-
estabilizadores automáticosA política orçamental ou fiscal, juntamente com a política monetária, é um dos instrumentos mais pod