Giancarlo de Carlo
Arquiteto italiano, Giancarlo De Carlo nasceu em 1919, em Génova, e diplomou-se pela Escola de Arquitetura de Veneza em 1947. Crítico do Movimento Moderno, a sua obra pautou-se pela busca de modelos alternativos a este movimento que critica pela sua rigidez racionalista, procurando a integração dos edifícios no seu ambiente histórico. Foi um dos apoiantes do chamado "team 10 ", um grupo de arquitetos constituído, em 1956, dentro dos CIAM (Congressos Internacionais de Arquitetura Moderna) críticos do rumo que a geração sua fundadora tomava face à arquitetura contemporânea.
Grande parte da sua obra encontra-se na cidade de Urbino onde realizou o plano de revalorização do centro histórico (1958-65) e de alguns equipamentos, incluindo o Teatro (1971) e diversos edifícios da Universidade (entre 1958 e 1980).
Sendo um socialista convicto, produz uma obra teórica onde pretende conciliar as sua convicções com a obra construída e que expõe na sua revista Spazio e societa e nas aulas no International Laboratory of Architecture and Urban Design (ILAUD).
-
VenezaVeneza, a Rainha do Adriático, é uma cidade e um porto do Nordeste da Itália, situada na região do V...
-
Johann Carl Ludwig EngelArquiteto alemão, Johann Carl Ludwig Engel, mais tarde naturalizado finlandês, nasceu em 1778, em Be
-
Carlo MadernaArquiteto italiano, Carlo Maderna, ou Maderno, nasceu em 1556, em Capolago, lago de Lugano, e morreu
-
Caldeira CabralArquiteto paisagista português, nascido em 1908 e falecido em 1992, natural de Lisboa, foi o fundado
-
Santiago CalatravaArquiteto espanhol, Santiago Calatrava nasceu em 1951, em Valência. Formou-se em arquitetura e urban
-
Carlos CalvetArtista plástico português, Carlos Calvet, nasceu em Lisboa, em 1928 e faleceu a 21 de abril de 2014
-
Manuel Caetano de SousaArquiteto português do estilo barroco nascido em 1730 e falecido em 1802. Ocupou cargos de destaque
-
Michelangelo BuonarrotiEscultor, pintor, arquiteto e poeta, Michelangelo Buonarroti, conhecido também por Miguel Ângelo, na
-
Camilo CortesãoArquiteto português, Camilo dos Santos Pinto Cortesão, nascido em 1949, no Porto, formou-se em Arqui
-
Gonçalo ByrneArquiteto português, Gonçalo Sousa Byrne nasceu em 1941, em Alcobaça, tendo-se formado pela Escola S