Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

Geração D

Carlos de Matos Gomes

1 min

ginástica
favoritos

Ao longo dos séculos e na Antiguidade clássica, o conceito de ginástica foi aplicado a todos os exercícios praticados em ginásio como parte integrante do sistema educativo. Identificava-se assim com uma vasta gama de exercícios físicos tendentes a desenvolver capacidades como a destreza, a força e a resistência, com o objetivo de preservar o equilíbrio harmonioso das diversas dimensões do ser humano.
Com o fim da primeira era dos Jogos Olímpicos, em 393 d. C., a ginástica foi progressivamente sendo abandonada. Após uma longa rutura, voltou a surgir nos séculos XVIII e XIX, tendo persistido principalmente como forma de exercícios teatrais.
O espanhol Amorós, radicado em França, contribuiu largamente, no início do século XIX, para que a ginástica atingisse o estatuto de desporto. Foi nesta altura que surgiram as escolas francesa, sueca, alemã e suíça. Até esta data, a ginástica estava identificada com a prática dos acrobatas e equilibristas que se exibiam nas feiras. Nos finais do século XIX, a ginástica já era entendida como parte importante da formação do homem e do soldado. Para a história da modalidade ficam a introdução, por esta altura, dos aparelhos, como sejam a barra fixa, o cavalo e as paralelas. Em 1881 foi fundada a Federação Internacional de Ginástica, para supervisionar as competições internacionais. Logo em 1896 a ginástica integrou o conjunto das modalidades olímpicas.
Ginasta fazendo o pino
Exercícios de ginástica na trave
Atleta em barras paralelas
Plinto, aparelho de ginástica
Exercício de ginástica rítmica com arco
Exercício em barras paralelas assimétricas
Exercício de ginástica desportiva na trave olímpica
Atleta feminina em barras paralelas assimétricas
Posição de equilíbrio (bandeira) na trave olímpica
Ginasta praticando a modalidade argolas
Exercício de ginástica rítmica com bola
Ginástica acrobática: exercício de par misto
A ginástica implica, da parte de quem a pratica, um elevado grau de flexibilidade, coordenação motora, dinâmica geral e equilíbrio. Da ginástica desportiva masculina fazem parte as provas de exercícios no solo, argolas, barras paralelas, barra fixa, salto de cavalo e cavalo com arções. A ginástica desportiva feminina é constituída pelas provas de exercícios no solo, paralelas assimétricas, barra fixa e salto de cavalo. A ginástica rítmica é uma modalidade feminina disputada individualmente ou por equipas. Pode ser praticada livremente (exercícios no solo) ou com fita, bola ou arco.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – ginástica na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-09-09 08:53:46]. Disponível em

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

Geração D

Carlos de Matos Gomes