Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

1 min

Glasgow
favoritos

Cidade da Escócia (Reino Unido). Situada nas margens do rio Clyde, é a maior cidade escocesa com uma população de 1 101 400 habitantes (2004). É o centro da região administrativa de Strathclyde e constitui uma metrópole comercial e industrial.
A cidade teve origem numa catedral do século XII, construída sobre as ruínas de uma igreja do século VI, começando a crescer para oeste, seguindo o rio Clyde até ao mar. Absorveu o burgo separado de Paisley com a sua catedral, abadia e fábricas de têxteis, o que deu origem a um aglomerado ribeirinho praticamente contínuo de 25 km de extensão.
O grande desenvolvimento de Glasgow começou com o comércio marítimo no século XVIII, a que se seguiu a construção naval e o fabrico de locomotivas. Atualmente as principais indústrias são as têxteis, as químicas e a metalurgia.
Cidade de Glasgow
O centro de Glasgow conserva um traço marcadamente oitocentista. Para oeste do centro, situam-se as áreas residenciais e as instituições culturais do século passado: a Universidade, o Museu de Arte, o Pavilhão de Exposições Kelvin Hall e o Jardim Botânico. Os museus Auld Kirk, Barrhead e Heatherbank e o The People's Palace são também outras referências culturais da cidade.
A cidade de Glasgow foi designada Capital Europeia da Cultura para o ano de 1990.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Glasgow na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-04-24 08:07:02]. Disponível em

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto