Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

Graça Machel
favoritos

Figura política moçambicana nascida em 1945, na província de Gaza, em Moçambique.
Fez os seus estudos, em línguas, na Universidade de Lisboa. De regresso a Moçambique, lutou com a FRELIMO durante a guerra pela independência, tendo organizado o sistema escolar nos territórios conquistados. Após a independência do país, em 1975, ingressou como Ministra da Educação e da Cultura no primeiro governo moçambicano, cargo que ocupou cerca de catorze anos, e tornou-se membro do Comité Central da FRELIMO. Nesse mesmo ano casou com Samora Machel, o primeiro Presidente do país.

Após a morte do marido em 1986, continuou a desenvolver os seus esforços por uma educação melhor e pelo cumprimento dos Direitos Humanos. Criou, em Moçambique, uma organização sem fins lucrativos, que tinha como objetivo combater a pobreza e proteger mulheres e crianças, e participou em conferências e fóruns organizados pela UNICEF. Em 1990 foi nomeada pela Secretária Geral das Nações Unidas como Especialista para o Estudo do Impacto dos Conflitos Armados na Infância. Como reconhecimento do seu trabalho, recebeu a medalha Nansen das Nações Unidas em 1995.
Graça Machel casou com o político sul-africano Nelson Mandela a 18 de julho de 1998.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Graça Machel na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$graca-machel [visualizado em 2025-07-18 04:20:01].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix