gráficos 3-D
Os gráficos 3-D são produzidos quer mediante o recurso a diferentes programas para o efeito, quer por microprocessadores próprios de gráficos 3-D, ao longo de um processo chamado renderização.
A renderização por hardware (no caso do recurso aos microprocessadores 3D), pode ser bastante dispendiosa, mas permite desenhar até 60 imagens por segundo e modificar instantaneamente qualquer imagem; já a renderização por software, (recorrendo a programas), é muito lenta, podendo requerer desde algumas horas até um dia inteiro para projetar uma só imagem.
No entanto, na animação por computador usa-se maioritariamente a renderização por software, na medida em que os programas permitem um maior controlo sobre as imagens e uma qualidade foto-realística.
A empresa Silicon Graphics foi responsável pelo desenvolvimento dos primeiros terminais com gráficos a 3 dimensões para aplicações científicas e técnicas, recorrendo, em 1987, ao emprego de computadores equipados com microprocessadores "RISC" - (Reduced Instruction Set Computing), projetados para processar dados mais rápida e eficientemente do que os microprocessadores convencionais.
Este tipo de gráficos é cada vez mais usado nos dias de hoje, para fins tão diversos como os jogos vídeo, ou a visualização de ressonâncias magnéticas de órgãos internos do corpo humano.
-
corpo humanoO corpo humano é um conjunto musculo-esquelético, constituído por três partes fundamentais: a cabeça...
-
SNES (Super Nintendo Entertainment System)Sucessora da popular Nintendo Entertainment System (NES), a Super Nintendo Entertainment System (ou
-
EthernetNome dado à tecnologia desenvolvida em 1976 pela Xerox Corporation em parceria com a Intel e a DEC,
-
EGA(Enhanced Graphics Adapter) É um sistema de visualização gráfica introduzido pela IBM em 1984 para c
-
ZIP DriveDispositivo de leitura de unidades de armazenamento de dados, fabricado pela Iomega Corporation. Est
-
HD DVDDesenvolvido em conjunto pelas empresas Toshiba e NEC, o HD DVD ou High-Definition Digital Versatile
-
EBaySite comercial conhecido como a maior sala de leilões virtual da Internet. O seu endereço base é htt
-
DVDSigla da expressão inglesa digital video disc, também denominado de digital versatile disc. O DVD-RO
-
ENIACConstruído entre 1943 e 1946, foi o primeiro computador eletrónico de uso genérico. Com 150 pés de l
-
EMSO EMS (Enhanced Messaging Service) é a tecnologia que possibilita enviar melodias, sons, logótipos o