gráficos 3-D
Os gráficos 3-D são produzidos quer mediante o recurso a diferentes programas para o efeito, quer por microprocessadores próprios de gráficos 3-D, ao longo de um processo chamado renderização.
A renderização por hardware (no caso do recurso aos microprocessadores 3D), pode ser bastante dispendiosa, mas permite desenhar até 60 imagens por segundo e modificar instantaneamente qualquer imagem; já a renderização por software, (recorrendo a programas), é muito lenta, podendo requerer desde algumas horas até um dia inteiro para projetar uma só imagem.
No entanto, na animação por computador usa-se maioritariamente a renderização por software, na medida em que os programas permitem um maior controlo sobre as imagens e uma qualidade foto-realística.
A empresa Silicon Graphics foi responsável pelo desenvolvimento dos primeiros terminais com gráficos a 3 dimensões para aplicações científicas e técnicas, recorrendo, em 1987, ao emprego de computadores equipados com microprocessadores "RISC" - (Reduced Instruction Set Computing), projetados para processar dados mais rápida e eficientemente do que os microprocessadores convencionais.
Este tipo de gráficos é cada vez mais usado nos dias de hoje, para fins tão diversos como os jogos vídeo, ou a visualização de ressonâncias magnéticas de órgãos internos do corpo humano.
-
corpo humanoO corpo humano é um conjunto musculo-esquelético, constituído por três partes fundamentais: a cabeça...
-
slotEncaixe na motherboad (placa mãe) que permite a ligação entre os barramentos do computador (via de e
-
SDRAMAcrónimo de Synchronous Dynamic Random Access Memory, ou memória dinâmica de acesso aleatório sincro
-
scannerAparelho que permite a passagem de documentos, como cartas, páginas de livros e fotografias, convert
-
routerOs routers atingiram a sua popularidade comercial em meados dos anos 80, numa altura em que as redes
-
.rtf(Rich Text Format) Extensão normalmente associada a ficheiros no formato RTF (Rich Text Format). Est
-
siteUm site é um conjunto de documentos conexos de HTML, ficheiros associados, scripts e bases de dados,
-
resetReiniciar o computador, limpando os dados de memória, sem o desligar. Muitas vezes utilizado quando
-
RSS (Really Simple Syndication)Tecnologia baseada na linguagem XML utilizada para a distribuição de conteúdo multimédia através da
-
realaudioFormato de streaming audio utilizado amplamente na Internet. O formato foi desenvolvido pela RealNet