Habib Ibn Ali Burguiba
Político da Tunísia, nascido em 1903, em Monastir, que ficou para a História como o fundador do Partido Neo-Destur, e que por praticar atos revolucionários na luta persistente pela independência do seu país foi por diversas vezes preso e condenado ao exílio.
As suas campanhas pela independência da Tunísia acabaram por ser frutíferas e, em 1956, Burguiba era presidente da Assembleia e também primeiro-ministro.
Durante este período a sua atuação política pautou-se pela efetiva expulsão dos franceses das suas bases militares e pela destituição de Bey.
Em 1957, foi eleito presidente da República, cargo máximo da nação, que lhe foi depois confiado, consecutivamente, em 1960, 1964 e 1969.
Na década de setenta (1972), foi-lhe concedido o título de presidente vitalício, no entanto, em 1987, foi destituído desta função pelo primeiro-ministro tunisino, o general Ben Ali. Faleceu em 2000.
-
TunísiaGeografia País do Norte de África. Integrando a região do Magreb, abrange uma área de 163 610 km2. B...
-
HistóriaA História na Antiguidade Os autores clássicos, como Heródoto, Tucídides e Políbio entre os gregos, ...
-
Veiga BeirãoNotável jurisconsulto e estadista português, Francisco António da Veiga Beirão nasceu a 24 de julho
-
David Ben-GurionPolítico israelita nascido a 16 de outubro de 1886, em Plonsk, na Polónia, e falecido a 1 de dezembr
-
Eugen von Böhm-BawerkEconomista austríaco, Eugen von Böhm-Bawerk nasceu em 1851, em Viena, e o seu currículo académico ba
-
Maria de Belém RoseiraPolítica portuguesa, natural do Porto, onde nasceu em 28 de julho de 1949, Maria de Belém Roseira Ma
-
Benazir BhuttoEstadista paquistanesa, filha de Zulfikar Ali Bhutto, nasceu a 21 de junho de 1953, em Karachi, e fa
-
João BeloMilitar e político português nascido em 1876 e falecido em 1928. Em 1895 foi para Moçambique como gu
-
Jean-Bedel BokassaMilitar e ditador da República Centro-Africana nasceu em 1921 e morreu em 1996. Como oficial do exér
-
Daniel Cohn-BenditAtivista alemão, nascido em 1945, foi um marxista-anarquista e uma das principais figuras da Revolta