Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

1 min

haletos
favoritos

Um haleto, também designado por halogeneto, consiste em cada um dos compostos químicos formados por um halogéneo e outro elemento químico ou radical orgânico.

Quando este segundo elemento é o hidrogénio, o composto resultante é um hidrácido; quando é um metal, forma-se um sal; quando é um radical orgânico, tem-se um halogeneto orgânico, alifático ou aromático.

Os haletos podem ser formados por ligações covalentes ou por ligações iónicas. Os haletos de metais típicos são iónicos (exemplo, fluoreto de sódio, NaF). Os metais também podem formar halites nos quais a ligação é predominantemente covalente (exemplo: cloreto de alumínio AlCl3).

Os haletos de alquilo são compostos orgânicos nos quais um ou mais átomos de hidrogénio do alcano foram substituídos por átomos de halogéneo. São exemplos o clorometano (CH3Cl), o dibromometano (CH2BrCH2Br). Os haletos de alquilo podem-se formar por reação direta entre um alcano e um halogéneo usando radiação ultravioleta.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
haletos na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$haletos [visualizado em 2025-06-18 09:33:43].

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac