Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

1 min

Helena Blavatsky
favoritos

Fundadora da Sociedade Teosófica, de nome completo Helena Petrovna Blavatsky, nascida a 12 de agosto de 1831, em Ekaterinoslav, Rússia meridional, e falecida a 18 de maio de 1891, em Londres.
Os fenómenos mediúnicos dos irmãos Eddy (conhecidos na época pelos seus poderes no meio espírita) fazem-na encontrar H. S. Olcott, com quem funda a Sociedade Teosófica, em 1875, em Nova Iorque. Mudou-se para a Índia e, mais tarde, para Adyar (Madras).
Blavatsky afirmava ter poderes mediúnicos, através dos quais recebia a verdadeira doutrina de mestres ocultos nas montanhas do Tibete. A Teosofia proposta por aquela Sociedade pretendia dar um conhecimento direto de Deus ao homem, garantido - para quem seguisse as suas doutrinas - pelo facto de Deus ser imanente.
É deste modo que se proclama um panteísmo místico que pretende reconhecer Deus nas coisas, na natureza.
A doutrina teosófica de Blavatsky afirma estar acima das diversas religiões, pois se julga a detentora do núcleo de conhecimento comum a todas elas. E, de facto, a todas elas recorre para justificar as suas doutrinas; desde o oriente ao ocidente, nada escapa a esta miscelânia místico-espiritualista.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Helena Blavatsky na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$helena-blavatsky [visualizado em 2025-06-19 07:50:09].

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac