Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

2 min

Helsínquia
favoritos

Aspetos Geográficos
Helsínquia está localizada numa península do golfo da Finlândia. É a capital da Finlândia e de Uusimaa, província situada no Sul do país. Banhada pelo mar Báltico, possui uma população de 558,457 habitantes (2024).

História e Monumentos
A cidade foi fundada em meados do século XVI pelo rei da Suécia, Gustavo I Vasa. Então localizava-se mais no interior, ocupando a atual localização a partir de 1640. Foi destruída durante a Guerra do Norte que decorreu entre a Suécia e a Rússia no período de 1700 a 1721. Depois da ocupação russa foi elevada a capital administrativa do Grã-Ducado da Finlândia e tornou-se capital do país já no século XX, mais precisamente em 1917.
Além de edifícios neoclássicos existentes no centro da cidade, podemos destacar a Suurkirkko ou Grande Igreja, de estilo neoclássico; a Estação de Caminho de Ferro; o Parlamento; o Estádio Olímpico; o Palácio dos Congressos e Concertos Finlândia; o monumento em homenagem a Jean Sibelius, famoso compositor que viveu entre o século XIX e o século XX e foi professor de Música no Conservatório de Helsínquia, e ainda a Catedral da Assunção.

Vista parcial da cidade
Vista aérea de Helsínquia
Biblioteca Universitária de Helsínquia, do arquiteto Carl Engel, 1894
Fortaleza de Suomenlinna, na entrada do porto de Helsínquia
Estátua de Alexandre II, na Praça do Senado em Helsínquia

Aspetos Turísticos e Curiosidades
A capital possui uma planta ortogonal e muitos dos seus habitantes vivem num semicírculo de bairros suburbanos, situados no hinterland, coberto de florestas e ao longo das angras e promontórios do litoral. É uma cidade muito extensa com ruas amplas, parques e jardins. Nas suas ilhas existe um jardim zoológico e um parque de diversões. Em 1952 foi sede dos Jogos Olímpicos.
Os seus principais museus são o de Arte do Ateneu, o Museu do Desporto, o Museu Nacional da Finlândia, a Ópera Nacional, vários teatros e galerias.

Economia
É o maior porto e centro industrial do país. As suas indústrias incluem a construção naval, tipográfica, refinação de açúcar, têxtil, papel, químicos, licores, artigos de metal e porcelanas. A doca do seu enorme estaleiro está coberta para proteger os trabalhadores durante o seu rigoroso inverno. Exporta produtos florestais e produtos lácteos. A atividade comercial está centralizada no seu porto marítimo de cargas ligeiras, troncos, carvão e cereais. Está equipado de instalações independentes para o embarque de passageiros. Entre janeiro e maio fica bloqueado, mas existe um canal aberto por uma embarcação quebra-gelos. Na cidade existe um aeroporto e possui a maior e mais antiga universidade do país, fundada em 1849 como universidade técnica.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Helsínquia na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-09-12 07:29:33]. Disponível em

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez