Henri de Montherlant
Escritor e dramaturgo francês nasceu a 20 de abril de 1896, em Paris, e morreu a 21 de setembro de 1972, também em Paris.
Foi o autor de Le Songe, considerado um dos melhores "romances de guerra".
Nunca esqueceu a nostalgia da atmosfera religiosa e o espírito comunitário do Colégio de Sainte-Croix de Neuilly, que frequentou em 1912.
Na sua juventude, foi soldado de infantaria, tendo ficado seriamente ferido em 1918; foi desportista e participou em touradas em Espanha, tendo sido atingido por um touro no pulmão. Após 1925 e durante dez anos, Montherlant percorreu a Espanha, a África do Norte e a Itália.
Em 1935 publicou Service Inutile, onde evocou a sua juventude. Fez no teatro uma segunda carreira que não interrompeu senão para publicar, vinte e quatro anos depois, Les Jeunes Filles e Le Chaos de la Nuit. Mas, entre 1942 e 1965, a parte mais espetacular da sua obra é, sem dúvida, a sua obra teatral da qual se destacam La Reine Morte e La Guerre Civile.
Em 1968 publica La Rose de Sable, obra escrita em 1932, mas que Montherlant não publicou durante três décadas por escrúpulo patriótico. Muitos o censuraram por ter invocado, anunciado e exaltado essa obra e pelos elogios que não cessou de tecer a si próprio
-
ItáliaGeografia País do Sul da Europa. Ocupa a Península Itálica, identificada pela sua forma em "bota". A...
-
EspanhaGeografia País do Sudoeste da Europa. Ocupa a maior parte da Península Ibérica e inclui também os ar...
-
ParisAspetos Geográficos Cidade do Norte de França e capital do país, está situada a 370 km da foz do rio...
-
MolièreDramaturgo e ator francês (1622-1673), pseudónimo de Jean-Baptiste Poquelin, é considerado o melhor
-
Miguel RoviscoDramaturgo português, nasceu em 1959, em Lisboa, e suicidou-se em 1987, na mesma cidade. Autor das o
-
Mike NicholsRealizador alemão, de nome verdadeiro Michael Igor Peschkowsky, nascido em Berlim a 6 de novembro de
-
Vítor NorteAtor português, Vítor Norte nasceu a 29 de janeiro de 1951, em Borba. Com 17 anos, abandonou o Alent
-
Sal MineoAtor norte-americano, Salvatore Mineo Jr. nasceu a 10 de janeiro de 1939 em Harlem, Nova Iorque, e m
-
Michael RedgraveAtor inglês, Michael Scudamore Redgrave nasceu a 20 de março de 1908, na cidade inglesa de Bristol.
-
Patricia NealAtriz norte-americana, Patsy Louise Neal nasceu a 20 de janeiro de 1926, em Packard, Kentucky, e mor