Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

Henri Fayol
favoritos

Engenheiro francês, nascido em 1841 e falecido em 1925, formou-se com 19 anos na Escola de Minas de St. Etienne.
Na primeira empresa em que trabalhou, que se encontrava numa situação económica difícil, Fayol é imediatamente sensibilizado pelo desperdício de recursos que caracteriza o dia a dia da empresa. Graças à sua direção, que assume aos 47 anos, a empresa recupera.
É a partir desta experiência que elabora então uma doutrina administrativa, mais tarde designada por Fayolismo ou Teoria Clássica da Administração, que tem por objetivo o governo da empresa no seu conjunto, e resumindo os seus princípios na sua obra Administration Industrielle et Genérale, publicada em 1916. Fayol considera fundamental a formação dos gestores que poderiam assim assegurar uma racionalidade administrativa nas empresas.
Na sua opinião, nas empresas valorizava-se apenas o trabalho técnico, esquecendo, o que é fundamental, ou seja, a componente administrativa.
Ao nível da estrutura organizacional preconiza a organização linear, baseada na unidade de comando e na centralização da autoridade.

Henri Fayol, engenheiro francês
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Henri Fayol na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$henri-fayol [visualizado em 2025-07-09 01:29:20].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix