Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

Hideki Tojo
favoritos

Militar japonês nasceu a 30 de dezembro de 1884, em Tóquio, e morreu em 1948, por condenação à morte.

Em 1905 terminou o curso da Academia Militar Imperial, começando a trabalhar na secção de Infantaria como segundo tenente. Subindo na carreira militar, começou a partir de 1915 a lecionar na Escola de Guerra, ao mesmo tempo que ocupava o posto de oficial de Infantaria. Foi adido militar na Alemanha no final da Primeira Guerra Mundial e ascendeu ao cargo de general principal do Exército Kwantung (ou Kempeitai de Kantogun) em Manchukuo no ano de 1935 depois de se ter destacado na invasão da Manchúria.

Hideki Tojo
Transitou para o comando do dito Exército em 1937 e, no seguinte ano, tornou-se vice-presidente do Ministério da Guerra (em 1940 seria ministro da Guerra).
Passou pelo cargo de inspetor-geral da Aviação do Exército (1938-1940) e dirigiu os serviços secretos japoneses, tendo estado também à frente do Departamento da Polícia Municipal Metropolitana de Tóquio (Keishicho).

Foi primeiro-ministro de 14 de outubro de 1941 a 9 de julho de 1944 e sua foi a decisão de atacar os Estados Unidos da América (concretamente o ataque a Pearl Harbour, em dezembro de 1941) no decorrer da Segunda Guerra Mundial. Esta foi contudo uma ação que lhe valeu a demissão, em julho de 1945, dada a proeminência das forças americanas sobre as japonesas e o lançamento das bombas atómicas em Nagasáqui e Hiroshima.
Foi um apoiante convicto da Alemanha Nazi e acérrimo defensor do nacionalismo japonês, o que o levou ao longo da carreira a tentar construir e consolidar um império na Ásia, entrando em conflito com países próximos como a China e outros do Pacífico e do Sudeste asiático.

Hideki Tojo acabou por ser preso e julgado como criminoso de guerra por não respeitar a Convenção de Genebra, ao permitir que se maltratassem prisioneiros de guerra e ao praticar uma política agressiva de relação com o estrangeiro.

Condenado no Processo de Tóquio, em 1946, morreu por enforcamento dois anos depois.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Hideki Tojo na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$hideki-tojo [visualizado em 2025-07-18 07:51:04].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix