Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

1 min

hipopótamo
favoritos

Também conhecido por "cavalo-marinho" e "peixe-cavalo", o hipopótamo é um mamífero da ordem artiodáctilos e da família dos Hipopotamídeos onde existem dois géneros cada um com uma espécie: hipopótamo (Hipopotamus amphibius) e hipopótamo anão (Chocropris liberienses).

O hipopótamo-anão difere do hipopótamo principalmente pelo tamanho. O hipopótamo tem mais de quatro metros de comprimento e o peso pode ser superior a três toneladas, o hipopótamo anão não excede os 175 centímetros de comprimento e pesa cerca de 275 quilos. Possui uma grande cabeça, um focinho largo com narinas que fecham hermeticamente. Os olhos e orelhas são as únicas partes visíveis quando o hipopótamo está submerso. A pele quase nua de cor cinzento-ardósia é muito espessa. Cada dedo em número de quatro em cada membro, assenta no solo pelo respetivo casco.

Hipopótamos em cativeiro (progenitora e cria)
Os hipopótamos passam muito tempo dentro de água, sendo por isso apelidados de "cavalos-marinhos"
O hipopótamo habita em todas as zonas de África a sul do Sara; o hipopótamo-anão é uma espécie exclusivamente florestal que vive nas zonas mais arborizadas e densas da Costa do Marfim, Sibéria, Serra Leoa e Guiné. o hipopótamo alimenta-se principalmente de erva. Acasalam a partir de fevereiro até agosto e a gestação dura de 210 a 255 dias originando uma cria.
Ao nascer sendo semelhante aos pais, embora de cor mais clara, mede cerca de um metro de comprimento e pesa trinta quilos.
A maturidade sexual é atingida aos 7 - 8 anos e a sua longevidade pode atingir os 40 ou 50 anos.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – hipopótamo na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-03-26 10:26:00]. Disponível em

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto