Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

Hispânia
favoritos

Conjunto de províncias romanas na Península Ibérica, dividida em duas províncias até cerca de 206 a. C.: a Hispânia Citerior, que compreendia todo o vale do Ebro, e a costa este até Vera; e a Hispânia Ulterior, que tinha início no rio Almançor e abrangia a região da Bética.
A partir de 19 a. C., com a conquista de toda a Península sob a liderança de Caio Júlio César Otaviano Augusto (Octávio), o território é repartido em três regiões administrativas: a Tarraconense, com capital em Tarraco (a cidade de Tarragona); a Bética, com capital em Corduba (atual Córdova); e a Lusitânia, com capital em Emérita Augusta (atual Mérida).
Por volta do ano de 214 d. C., é criada uma nova divisão geográfica, voltando a existir apenas duas províncias: a Hispânia Nova Citerior Antoniana, que abrange a Gallécia (região da Galiza) e a Asturica (região das Astúrias); e a Hispânia Tarraconense. Cerca de 286, esta última será dividida em duas outras províncias: a Tarraconense e a Cartaginense.
Mais tarde a Hispânia integrará ainda o território da Mauritânia Tingitana (região a oeste da Mauritânia, centrada em Tânger), sendo, a partir de 400, criada a província da Baleárica, a última província romana da Hispânia.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Hispânia na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$hispania [visualizado em 2025-07-15 01:52:30].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix