identificação
Identificação é o processo inconsciente pelo qual um indivíduo incorpora ou projeta para dentro de si mesmo um quadro mental de algo exterior, pessoa ou objeto, e começa a assimilar pensamentos e comportamentos que se assemelham aos desse objeto externo.
Assim, o indivíduo assemelha-se a alguém, no pensamento ou no comportamento, através da integração de uma imagem exterior no seu próprio eu.
A identificação é o mecanismo pelo qual uma criança deve obter um modelo interno, isto é, quando aceita e adota padrões (normalmente a figura parental do mesmo sexo), adequados e sobre o qual irá construindo e modificando a sua própria personalidade. É através da identificação que se realiza a estruturação do ego.
Geralmente, existe maior facilidade na identificação com pessoas que apresentam características semelhantes.
Freud considerou o processo de identificação como sendo de muita relevância na infância, na altura em que se finaliza a fase do complexo de Édipo. A identificação constitui um mecanismo de defesa importante: como forma de dominar a angústia, o rapaz identifica-se inconscientemente com o pai e nessa altura esta figura parental é "interiorizada" no seu ego. A criança considera o pai como sendo o ego ideal. Verifica-se, assim, o mecanismo da "introspeção". A identificação inicia-se numa criança na relação com os pais, porque eles estão em contacto diário com ela, e porque eles lhe parecem "omnipotentes", durante os anos iniciais de vida, depois, ao alargar os seus conhecimentos e relações, a criança passa a identificar-se também com outras pessoas, desde que o comportamento e as qualidades dessas outras pessoas estejam na linha dos desejos da criança.
Assim, o indivíduo assemelha-se a alguém, no pensamento ou no comportamento, através da integração de uma imagem exterior no seu próprio eu.
A identificação é o mecanismo pelo qual uma criança deve obter um modelo interno, isto é, quando aceita e adota padrões (normalmente a figura parental do mesmo sexo), adequados e sobre o qual irá construindo e modificando a sua própria personalidade. É através da identificação que se realiza a estruturação do ego.
Geralmente, existe maior facilidade na identificação com pessoas que apresentam características semelhantes.
Freud considerou o processo de identificação como sendo de muita relevância na infância, na altura em que se finaliza a fase do complexo de Édipo. A identificação constitui um mecanismo de defesa importante: como forma de dominar a angústia, o rapaz identifica-se inconscientemente com o pai e nessa altura esta figura parental é "interiorizada" no seu ego. A criança considera o pai como sendo o ego ideal. Verifica-se, assim, o mecanismo da "introspeção". A identificação inicia-se numa criança na relação com os pais, porque eles estão em contacto diário com ela, e porque eles lhe parecem "omnipotentes", durante os anos iniciais de vida, depois, ao alargar os seus conhecimentos e relações, a criança passa a identificar-se também com outras pessoas, desde que o comportamento e as qualidades dessas outras pessoas estejam na linha dos desejos da criança.
Partilhar
Como referenciar
identificação na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$identificacao [visualizado em 2026-06-23 19:54:26].
Outros artigos
-
mecanismo de defesaMecanismos de defesa são um conjunto de processos defensivos psíquicos inconscientes que aliviam o e...
-
complexo de ÉdipoO complexo de Édipo foi identificado pelo psicanalista austríaco Sigmund Freud, no decorrer de uma d...
-
psicologia da saúdeA psicologia da saúde é um ramo da psicologia clínica que aplica princípios psicológicos e tem como
-
teste de GoodenoughO teste de Goodenough foi o primeiro teste elaborado para avaliar de forma sistemática os desenhos i
-
criança-prodígioA criança-prodígio pode também ser designada como génio, autista ou até sábia. Caracteriza-se por de
-
teste do desenho da famíliaEste teste surgiu em 1931 com Appel e era usado no estudo da personalidade de crianças. Era-lhes sol
-
cultura de massaDentro do estado interativo que caracteriza o fenómeno comunicativo, de que se constitui a sociedade
-
padrões culturaisNo estudo dos factos e traços culturais feito pela escola culturalista americana, procurou-se elabor
-
princípio da realidadeEsta expressão, juntamente com a de "princípio do prazer", foi criada por Freud, em 1911, para desig
-
psicologia da formaA psicologia da gestalt (forma) ou gestaltismo desenvolveu-se a partir de 1912, pela necessidade da
Partilhar
Como referenciar 
identificação na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$identificacao [visualizado em 2026-06-23 19:54:26].