Igreja de N. Sra. da Lapa
Edificada em 1767, a Igreja de N. Sra. da Lapa é um belo templo do barroco setecentista da vila de Arcos de Valdevez, empreendimento que tem sido atribuído ao risco do grande arquiteto bracarense, André Soares.
A parte externa é aparatosa e imponente e está o seu interior povoado por magníficas composições de talha dourada rocaille, a maior parte delas devendo-se ao labor de Frei António Vilaça.
Devido à sua posição topográfica e à opção arquitetónica do projetista, a estrutura do monumento desenvolve-se e articula-se em dois corpos, de diferente dimensão. A fachada principal é sólida e ao mesmo tempo deixa perceber um certo movimento, sugerido pela profusão de elementos arquitetónicos e escultóricos que a enformam.
Assente sobre uma plataforma de alvenaria, alcança-se o portal nobre do templo depois de vencer uma pequena escadaria. O portal é formado por ombreiras retas e verga mistilínea, sobrepujado por aparatosa e movimentada decoração escultórica barroca. Superiormente rasga-se um janelão de linhas curvas. A empena, de molduras reentrantes, apresenta um frontão ondeado, encimado por temas em "C" invertido e cruz latina. A fachada é flanqueada por pilastras reentrantes, rematadas por urnas facetadas.
O corpo maior, de perfil curvo, é marcado por janelão curvo e rematado, ao nível da empena, por urnas estilizadas. Na parte posterior do templo localiza-se a discreta torre sineira.
A planta da nave desenha um octógono e esta é coberta por abóbada gomada de pedra. Em contraste com a clareza dos estuques, simulando o trabalho da pedra mármore, a douradura da talha das sanefas de janela, do púlpito e altares apresentam decoração dinâmica e assimétrica de concheados rocaille, empreendimento atribuído ao labor de Frei António Vilaça. O retábulo-mor é uma aparatosa e soberba composição rocaille em talha dourada, obra executada no ano de 1770.
A parte externa é aparatosa e imponente e está o seu interior povoado por magníficas composições de talha dourada rocaille, a maior parte delas devendo-se ao labor de Frei António Vilaça.
Devido à sua posição topográfica e à opção arquitetónica do projetista, a estrutura do monumento desenvolve-se e articula-se em dois corpos, de diferente dimensão. A fachada principal é sólida e ao mesmo tempo deixa perceber um certo movimento, sugerido pela profusão de elementos arquitetónicos e escultóricos que a enformam.
O corpo maior, de perfil curvo, é marcado por janelão curvo e rematado, ao nível da empena, por urnas estilizadas. Na parte posterior do templo localiza-se a discreta torre sineira.
A planta da nave desenha um octógono e esta é coberta por abóbada gomada de pedra. Em contraste com a clareza dos estuques, simulando o trabalho da pedra mármore, a douradura da talha das sanefas de janela, do púlpito e altares apresentam decoração dinâmica e assimétrica de concheados rocaille, empreendimento atribuído ao labor de Frei António Vilaça. O retábulo-mor é uma aparatosa e soberba composição rocaille em talha dourada, obra executada no ano de 1770.
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Como referenciar
Porto Editora – Igreja de N. Sra. da Lapa na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-02-19 05:29:11]. Disponível em
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