Igreja do antigo Convento da Madre de Deus
Situada em Vinhó, Gouveia, no distrito da Guarda, a igreja do extinto Convento da Madre de Deus é a atual Igreja Matriz de Vinhó.
Em 1573, Francisco de Sousa e sua mulher fundaram o Convento de Freiras Clarissas, que dedicaram à Madre de Deus, na sua quinta em Vinhó. Ainda nesse ano e após a conclusão das obras, os fundadores entregaram, através de escritura, o convento a Frei Nicolau de Jesus.
No séc. XVIII, deu-se a extinção do convento que se encontrava já arruinado. Foi adquirido depois por uma família de Gouveia que procedeu à demolição do edifício, claustro e cerca, conservando apenas a igreja e parte de um edifício que viria mais tarde a funcionar como escola primária.
De construção maneirista, esta igreja apresenta uma planta retangular composta por elementos quinhentistas, como o portal em arco pleno ladeado por colunas compósitas, e elementos setecentistas, como é o caso do portal e do janelão em arco abatido, da talha retabular e do teto de caixotões.
No interior do altar-mor com um retábulo em talha dourada encontra-se o túmulo dos fundadores.
-
GouveiaAspetos Geográficos O concelho de Gouveia, do distrito da Guarda, localiza-se na Região Centro (NUT ...
-
DeusO termo "Deus" deriva do indo-europeu Diêus e significava "brilhar" ou "dia". Diêus era o Deus super...
-
Francisco de SousaPoeta palaciano coligido no Cancioneiro Geral, filho de Jorge de Sousa, comendador da Ordem de Santi...
-
Ermida de PaivaNos arredores de Castro Daire, vila antiga do distrito de Viseu, situa-se a românica Ermida de Paiva
-
Igreja Matriz de EspinhoIgreja Paroquial dedicada a N. Sra. da Ajuda, a Matriz de Espinho é um templo que veio substituir a
-
Igreja de S. Francisco (Évora)A cidade de Évora possui uma das mais belas igrejas da Ordem Mendicante de S. Francisco de Assis, in
-
Igreja de N. Sra. dos MártiresMandada construir em Castro Marim por Lopo Mendes de Oliveira no século XVIII, começou a ser usada c
-
Igreja Matriz de PenamacorConstrução dedicada a Sant'Iago, tem um interior de três naves, com colunas decoradas de arabescos.
-
Museu de LamegoSituado em Lamego, no antigo Paço Episcopal, é depositário de diversas obras, de entre as quais se d
-
Igreja de S. SebastiãoA Igreja de S. Sebastião foi edificada no século XVI na cidade algarvia de Lagos, que integra o terr