Igreja do Espírito Santo (Ribeira Grande)
Construída por iniciativa da Misericórdia micaelense, no século XVIII, no lugar de uma antiga ermida, a açoriana Igreja do Espírito Santo da Ribeira Grande, cuja autoria se desconhece, apresenta uma original frontaria do barroco português. O arquiteto que concebeu o templo adotou a solução de criar uma movimentada fachada convexa e abaulada, flaqueada por fortes pilastras retangulares e delimitada por ressaltada cornija de linhas retas. Ao movimento das formas da fachada veio juntar-se uma exuberante e túrgida decoração barroca. O largo pórtico, formado por duplo portal, repete o esquema construtivo da fachada, constituído por entablamento e cornija ressaltada e denticulada, e emoldurado por dois adossados pilares compósitos assentes em pedestais com volutas. No piso superior rasgam-se duas grandes janelas retangulares - encerrando mísula de grandes dimensões com baldaquino concheado -, ladeadas por quatro fogaréus de movimentadas labaredas. A fachada é rematada por frontão curvo, envolto por enrolamentos fitomórficos e concheados, terminado por uma cruz. A porta lateral segue o esquema construtivo do portal nobre.
A contrastar com a túrgida exuberância do exterior, o interior revela-se um espaço de grande sobriedade. A nave foi acrescida com o corpo da antiga ermida. A capela-mor, coberta por abóbada de berço, contém um retábulo barroco em talha dourada e branca, destacando-se na profunda tribuna o seu trono escalonado. A Igreja do Espírito Santo possui uma escultura do Senhor dos Passos que pode ser atribuída a José de Almeida, um dos escultores da célebre "Escola de Mafra".
Partilhar
Como referenciar
Igreja do Espírito Santo (Ribeira Grande) na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$igreja-do-espirito-santo-(ribeira-grande) [visualizado em 2026-07-04 19:44:03].
Outros artigos
-
José de AlmeidaFamoso escultor do século XVIII (morreu em 1769). Foi discípulo de Carlo Monaldi, tornando-se mais t...
-
Torre das CabaçasA fúria iconoclasta de demolições que se abateu sobre as muralhas medievais de Santarém ao longo do
-
Forte de S. BrásConstrução iniciada em 1552, em Ponta Delgada, e levada a efeito numa saliência que domina o litoral
-
Capela de S. BrásA fundação da pequena capela medieval de S. Brás, em Vila Real - a julgar pela antiguidade de alguns
-
Igreja de BravãesA Igreja de Bravães é um templo românico de um antigo mosteiro minhoto já desaparecido, fundado por
-
Monumento Megalítico de Cabanas de ViriatoA Orca 1 de Cabanas de Viriato localiza-se no bairro do Gargulão num terreno densamente coberto por
-
Santuário de N. Sra. do Cabo EspichelHá mais de 500 anos foi construída uma ermida para as gentes do mar guardarem uma imagem da Virgem,
-
Forte do BugioTambém conhecido por Forte de S. Lourenço, integra o aparelho defensivo da cidade de Oeiras, perto d
-
Igreja Matriz da Ribeira BravaConsagrada a S. Bento, a Matriz da Ribeira Brava é um templo antigo, possivelmente fundado no século
-
Convento dos Carmelitas Descalços do BuçacoTrês freires da congregação dos Carmelitas descalços de Aveiro foram para a mata do Buçaco em 1628,
Partilhar
Como referenciar 
Igreja do Espírito Santo (Ribeira Grande) na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$igreja-do-espirito-santo-(ribeira-grande) [visualizado em 2026-07-04 19:44:03].