Igreja Matriz de Arões
Situada na freguesia rural de S. Romão de Arões do concelho de Fafe, a Igreja Matriz de Arões é uma bela e singela construção da arquitetura do românico nortenho datada do século XIII, terminada em 1237, tal como revela a data inclusa no tímpano da porta lateral sul.
Esta igreja românica foi consagrada a S. Romão e encontra-se classificada, desde 1927, como Monumento Nacional (M.N.), estando abrangido, desde 1950, numa Zona Especial de Proteção (Z.E.P.).
A fachada da antiga igreja de Arões é marcada pela cantaria do granito escuro local. Rasga-se nela um portal simples em arco de volta perfeita moldurado, assente diretamente sobre as ombreiras do panejamento. As arquivoltas resguardam um tímpano que é esculpido com um baixo-relevo representando o "Agnus-Dei". Superiormente, abre-se uma pequena fresta em arcada e a empena desenha um triângulo, encimada por pequena cruz pátea. Lateralmente, ao nível da cornija, corre uma cachorrada de modilhões esculpidos. No lado esquerdo, adossado a uma dependência do templo, encontra-se a robusta torre sineira de duas ventanas com sinos e remate triangular.
Interiormente, a nave é coberta por teto de madeira em caixotões, contendo pinturas do século XVIII. Os dois altares laterais possuem composições de talha barroca setecentista.
O arco de triunfo é constituído por vários arcos quebrados, repousando em decorados capitéis românicos, esculpidos com motivos zoomórficos - aves que bebem de um cálice e feras devorando as suas presas. Esta imaginária românica possui afinidades temáticas e estilísticas com os motivos esculpidos na igreja românica de Rates. A capela-mor é coberta por abóbada de pedra, reforçada e dividida por arco pleno que assenta sobre capitéis esculpidos.
-
XIIIXIII é um personagem de banda desenhada (BD), criado por Jean Van Hamme (argumento) e William Vance ...
-
FafeAspetos Geográficos O concelho de Fafe, do distrito de Braga, localiza-se a este da cidade de Guimar...
-
Castelo de MonsantoAs casas de Monsanto formam um notável conjunto de arquitetura popular, fortalecidas pela rocha gran
-
Castro de SabrosaA cerca de 2 km da povoação de Sabrosa encontram-se as estruturas arruinadas de um castro da Idade d
-
Castelo de Porto de MósNo alto de uma colina sobranceira à vila de Porto de Mós situa-se o seu elegante castelo, construção
-
Museu Nacional de Machado de CastroEstá situado em Coimbra, perto da Universidade e da Sé Catedral, no antigo Paço Episcopal. Abriu ao
-
Igreja Matriz de CastelõesDedicada a S. Pedro, a Igreja Matriz da vila de S. Pedro de Castelões, do concelho de Vale de Cambra
-
Castelo de NoudarEm permanente vigília sobre os campos que se espraiam sobre Espanha, escolheram os nossos antepassad
-
Castelo de TomarLocalizado numa colina sobranceira à cidade de Tomar, o Castelo dos Templários é a zona mais antiga
-
Castro do ZambujalUm dos mais importantes povoados fortificados do Calcolítico (3000-2000 a. C.) localizava-se na baci