Igreja Matriz de Arronches
A Igreja Matriz de Arronches, com invocação a N. S. da Assunção, ergueu-se sobre um templo do século XIII. A sua construção, inicialmente do gótico final e ao gosto manuelino, situa-se entre os finais do século XV e os inícios do XVI, tendo sofrido alterações, somente na sua decoração interior, ao longo dos dois séculos seguintes.
A fachada transmite um nobre perfil arquitetónico, apresentando-se elevada e realçada pelo alto envasamento que resulta do terreno em declive, transposto por uma escadaria.
A verticalidade da frontaria é salientada pelas pilastras de pedra aparelhadas, que reforçam os cunhais, e, igualmente, pelos contrafortes frontais e laterais que apoiam as abóbadas do corpo da igreja. A torre sineira é coroada por flecha octogonal. As faces da torre são rematadas por setecentistas frontões curvilíneos e enquadrados por fogaréus - estrutura arquitetónica que se repete no remate central da fachada sobrepujando um janelão. Ao nível da entrada, sobressai o portal renascentista, trabalhado em mármore pelo escultor francês Nicolau Chanterene. O portal classicista desenvolve-se num arco pleno sustentado por duas pilastras, assentes em pedestais que encerram duas caveiras.
O pórtico é enquadrado por pilastras capitelizadas que suportam um entablamento reto, sobrepujado por frontão triangular atarracado e coroado com pináculo. Impressionantes são os medalhões contendo bustos primorosamente esculpidos de uma mulher e um homem, inscritos nos cantos criados pelo arco e as pilastras. De particular interesse são as oito caras de anjos aladas que decoram o arco. Nas fachadas laterais abrem-se dois portais manuelinos, um deles profusamente decorado.
O interior de três naves constitui um belo exemplar das igrejas-salão portuguesas. A impressão de amplitude é transmitida pela harmoniosa cobertura de abóbadas ogivais nervuradas, sustentadas por sólidas colunas com o fuste em mármore róseo. Decoram as abóbadas emblemas onde se inscrevem os mais variados motivos manuelinos - armas reais, Cruz de Cristo, esferas armilares, cordas, nós de marinheiro, etc.
Na capela-mor, para além de um magnífico retábulo do século XVIII executado em mármores de Estremoz, encontramos o cadeiral e uma imagem barroca figurando N. S. da Assunção.
Do espólio da Matriz são ainda dignos de nota azulejos dos séculos XVI-XVII, a imagem de N. S. do Carmo, um lavabo do século XVIII com dois golfinhos representados e um nicho quinhentista com um anjo.
-
EstremozAspetos Geográficos O concelho de Estremoz pertence ao distrito de Évora e ocupa uma área de 513,7 k...
-
XIIIXIII é um personagem de banda desenhada (BD), criado por Jean Van Hamme (argumento) e William Vance ...
-
ArronchesAspetos Geográficos O concelho de Arronches, do distrito de Portalegre, localiza-se no Alentejo (NUT...
-
Dólmen de SobredaO Dólmen de Sobreda ergue-se num cabeço a SE da povoação da Sobreda, no concelho de Oliveira do Hosp
-
Igreja de Santa Maria (Óbidos)Matriz da encantadora vila de Óbidos, a Igreja de Santa Maria foi fundada na Idade Média, sendo comp
-
Igreja Matriz de EscalhãoDedicada a N. Sra. dos Anjos, a Igreja Matriz de Escalhão foi construída no século XVI, em substitui
-
Teatro Nacional de S. JoãoO Teatro Nacional de S. João da cidade do Porto é uma magnífica obra de arquitetura do século XX. No
-
Igreja de S. Roque (Lisboa)A Igreja de S. Roque foi mandada edificar pelos Jesuítas, em 1553, no lugar da ermida com o mesmo no
-
Muralhas de ValençaRecordações do castelo medieval ainda sobrevivem nalguns trechos da imponente praça-forte de Valença
-
Igreja de Santo EstêvãoIgreja de origem medieval, situada em Valença, foi objeto de obras de restauro em 1792. Possui uma f