Igreja Matriz de Galveias
Consagrada a S. Lourenço, a Igreja Matriz de Galveias, freguesia do concelho alentejano de Ponte de Sor, é um templo simples construído no século XVI, vindo a ser profundamente modificado em campanhas posteriores, particularmente no século XVIII. Fez parte integrante de um priorado da Ordem de Avis.
Marcada pela reforma barroca do século XVIII, a Igreja Matriz de Galveias, em Ponte de Sor, mostra uma frontaria flanqueada por duas torres quadrangulares com cobertura assimétrica, sendo uma composta unicamente por estrutura de sineira e relógio, enquanto a outra é coberta por uma cúpula recortada. O remate da igreja é estabelecido por uma empena de recorte mistilíneo e marcado por duas urnas angulares.
A parte central da fachada é delimitada por pilastras, ao centro da qual se rasga um portal de linhas retas e entablamento moldurado, sobrepujado por janelão de linhas contracurvadas.
O interior é composto por nave única e ampla, coberta por uma abóbada de berço. Na parte posterior desta está o coro alto da igreja, repousando sobre três arcos, com o central de perfil abatido, enquanto os laterais assentam em mísulas.
No espaço da nave pode-se observar a singela pia batismal, de taça redonda em pedra, uma obra do gótico final, possivelmente datada dos finais do século XV.
Podem-se ainda ver dois altares laterais em alvenaria, dedicados ao Senhor dos Passos e a Sta. Teresinha, contendo também duas outras capelas, com o título de N. Sra. do Rosário e de N. Sra. de Fátima. Ladeiam o arco triunfal da igreja dois altares colaterais, um dedicado a S. Miguel e o outro a N. Sra. dos Remédios.
A capela-mor é um espaço simples, onde se expõe um retábulo de talha dourada barroca, obra da primeira metade do século XVIII. No respaldo deste, observa-se a cruz da Ordem de Aviz.
A nível de espólio, esta igreja é particularmente rica na sua coleção de paramentos. Conservam-se, entre outras peças, dois pluviais do século XVI e uma rara colcha de seda da mesma época, com brasões tecidos e outros bonitos motivos decorativos complementares.
Do século XVI, são ainda de assinalar uma casula e um belo frontal de altar.
-
FátimaCidade (10 300 hab.) (2001) do concelho de Ourém, no distrito de Santarém. A localidade alcançou ext...
-
Ponte de SorAspetos Geográficos O concelho de Ponte de Sor, do distrito de Portalegre, localiza-se no Alentejo (...
-
Ordem de AvisOrdem militar e religiosa instituída em 1162 por D. Afonso Henriques e derivada da Ordem de Calatrav...
-
Convento dos Carmelitas Descalços do BuçacoTrês freires da congregação dos Carmelitas descalços de Aveiro foram para a mata do Buçaco em 1628,
-
Palácio da BrejoeiraPalácio de massas arquitetónicas imponentes e volumosas dos princípios do século XIX, mandado constr
-
Domus Municipalis de BragançaUm dos mais importantes testemunhos da arquitetura civil do Portugal medieval é a Domus Municipalis
-
Capela de S. BrásA fundação da pequena capela medieval de S. Brás, em Vila Real - a julgar pela antiguidade de alguns
-
Paço dos Duques de Bragança (Guimarães)O Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães, é uma das construções senhoriais mais surpreendentes do
-
Ermida de S. Brás (Évora)Extramuros da cidade de Évora, no denominado "Rossio da Corredoura", ergueu-se no século XV a Ermida
-
Forte de S. BrásConstrução iniciada em 1552, em Ponta Delgada, e levada a efeito numa saliência que domina o litoral