Igreja Matriz de Olhão
A Igreja Matriz foi ponto de convergência e irradiação de várias artérias urbanas de Olhão, tendo demorado a sua construção cerca de duas dezenas de anos. Foi edificada no século XVII, graças ao esforço da população, que a custeou, tal como nos é dado a conhecer pela inscrição num cunhal da frontaria: "À CUSTA DOS HOMENS DO MAR DESTE POVO SE FEZ ESTE TEMPLO NOVO NO TEMPO Q. SÓ HAVIAÕ HUAS PALHOTAS EM Q. VIVIAÕ. PRIMEIRO FUNDAMENTO 1698." De singelo traçado, a fachada é rasgada por um portal de linhas clássicas com frontão interrompido e seis janelas nos andares superiores, sobrepujadas por movimentados motivos barrocos. Limitam a fachada imponentes cunhais almofadados de pedra aparelhada e empena com grande frontão delimitado por ondulantes volutas. No centro do tímpano inscreve-se um medalhão dedicado a Nossa Senhora, faustosamente ornado e suportado por dois anjos. Esta decoração, aposta à fachada de linhas sóbrias, só não é mais dominante por o edifício se encontrar caiado, esbatendo assim os elementos barroquizantes.
Completa a fachada uma torre sineira com remate piramidal, moldurado e coroado por um catavento. Por ser um templo construído pela iniciativa dos pescadores, não falta nesta frontaria um farolim, situado entre a torre sineira e o frontão. Ainda ligada à fauna piscatória é a Capela do Senhor dos Aflitos, dependência acrescentada à cabeceira da igreja. A capela apresenta um pórtico de três arcos de volta perfeita, encimados por varanda, também com três vãos, de vergas direitas e fachadas laterais simples, ligeiramente avançadas. Interiormente, a sóbria arquitetura do templo é composta por nave única e ampla, coberta por monumental abóbada de berço.
O interior é animado pela barroca talha dourada que reveste o arco triunfal e a que se inclui nos retábulos da capela-mor e dos altares laterais. Não pode deixar de se admirar nesta igreja uma escultura do século XVIII, representando Cristo Ressuscitado.
O interior é animado pela barroca talha dourada que reveste o arco triunfal e a que se inclui nos retábulos da capela-mor e dos altares laterais. Não pode deixar de se admirar nesta igreja uma escultura do século XVIII, representando Cristo Ressuscitado.
Partilhar
Como referenciar
Igreja Matriz de Olhão na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$igreja-matriz-de-olhao [visualizado em 2026-06-23 23:50:09].
Outros artigos
-
OlhãoAspetos Geográficos O concelho de Olhão, do distrito de Faro, localiza-se na Região do Algarve (NUT ...
-
Igreja de Nossa Senhora do CasteloErmida de peregrinação, situada no concelho de Aljustrel, antecedida por um escadório monumental, um
-
Ruínas do Castelo de Castro LaboreiroNa grande mancha verdejante do Alto Minho surge, abruptamente, um elevado maciço rochoso abrigando a
-
Castelo de PenamacorPenamacor é uma antiga povoação beirã, provavelmente habitada por povos pré-romanos e certamente rom
-
Castelo de ElvasElvas constituiu, desde a Idade Média até ao século XVIII, um ponto estratégico da defesa da zona ra
-
Castelo de Porto de MósNo alto de uma colina sobranceira à vila de Porto de Mós situa-se o seu elegante castelo, construção
-
Castelo de EstremozRevelando-se como uma das mais importantes praças-fortes do Alentejo, o castelo da cidade de Estremo
-
Castelo e Muralhas de MarialvaA construção do castelo e das muralhas de Marialva, concelho de Meda, data dos séculos XII a XIV. Es
-
Castelo de NoudarEm permanente vigília sobre os campos que se espraiam sobre Espanha, escolheram os nossos antepassad
-
Castelo do SabugalSituada num pequeno planalto da Serra da Malcata e vigiando o caudal do Coa a seus pés, a vila beirã
Partilhar
Como referenciar 
Igreja Matriz de Olhão na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$igreja-matriz-de-olhao [visualizado em 2026-06-23 23:50:09].