Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

Igreja Matriz de Real
favoritos

Situada na Freguesia de Real, no concelho de Castelo de Paiva, a Igreja Matriz desta povoação foi consagrada a Santa Marinha. É um edifíco datado do século XVIII, terminado no ano de 1776, e que se filia na arquitetura do barroco final.
Este é um templo amplo e invulgar, marcado pelo seu adro com esculturas setecentistas em granito, tendo no seu interior um conjunto de interessantes composições em talha dourada e marmoreada rocaille.
É antecedida por um adro de balaústres e muro em pedra, sobre os quais se encontram um grupo de cinco esculturas de pedra da mesma época.
A fachada é marcada, nos cunhais, por pilastras de pedra, erguendo-se ao lado esquerdo a altiva torre sineira retangular. Axialmente, a frontaria é rasgada por um portal simples com entablamento, demarcado por pirâmides e sobreposto por um nicho concheado ladeado por aletas, no qual se abriga uma imagem da padroeira. A empena é marcada por um frontão triangular, no tímpano do qual se abre um pequeno óculo.
Formado por ampla nave única, o corpo da igreja é coberto por teto de berço em madeira, decorado com pinturas policromadas de motivos concheados, nos quais se inscrevem quinze episódios da vida de Cristo e da Virgem, para além da figuração de cinco outros santos. O teto do subcoro é também pintado com a representação de S. Dâmaso, estando datado do ano de 1776.
O espaço interior da igreja é valorizado pelo conjunto de talha dourada e marmoreada do período rocaille (segunda metade do século XVIII) e que, para além do retábulo-mor, dos dois altares laterais e outros tantos colaterais, se estende às sanefas do arco triunfal, das portas, janelas e púlpitos. No cenográfico retábulo-mor são visíveis duas grandes esculturas setecentistas, uma dedicada a Santa Marinha, enquanto a outra representa Santo Ovídio trajando de bispo.
A Igreja de Santa Marinha de Real foi classificada em 1977, conjuntamente com as imagens do adro, como monumento de Valor Concelhio (V. C.).
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Igreja Matriz de Real na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$igreja-matriz-de-real [visualizado em 2025-07-14 03:35:42].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix