Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

2 min

Ilha de Fogo
favoritos

Ilha do arquipélago de Cabo Verde, Fogo tem 476 km2, 31 km de comprimento por 29 km de largura, albergando cerca de 37 400 habitantes (2000). A sede do Fogo é São Filipe, cidade com cerca de 6000 habitantes.
A ilha do Fogo está dividida em três municípios: Mosteiros (que inclui a freguesia de Nossa Senhora da Ajuda), Santa Catarina do Fogo (Santa Catarina) e São Filipe (São Lourenço e Nossa Senhora da Conceição).
A ilha foi descoberta em maio de 1460, juntamente com as ilhas de maio e Santiago, e foi a segunda do arquipélago de Cabo Verde a ser povoada, logo a seguir a Santiago, de quem está próxima, a cerca de 50 km. Inicialmente, a ilha do Fogo chamava-se São Filipe, tendo mudado de nome, provavelmente, por causa do vulcão que alberga.
A ilha tem o formato de um vulcão, que ainda está ativo, e o topo deste é o ponto mais alto do território, com 2829 metros. A última erupção aconteceu em abril de 1995. A cratera do vulcão tem 9 km e paredes com mil metros de altura.
Pouco anos depois de ter sido descoberta, a atual ilha do Fogo ganhou grande importância na economia de Cabo Verde. O algodão plantado na ilha passou a ser a moeda de compra de escravos na costa africana, numa altura em que só era possível resgatá-los com mercadorias produzidas no arquipélago.
No entanto, devido às constantes secas que desde sempre assolaram o Fogo, muitos habitantes optaram por emigrar, especialmente a partir de finais do século XVIII e no século XIX. Os habitantes do Fogo aproveitavam a passagem dos baleeiros norte-americanos nos portos de Cabo Verde para poderem viajar para os Estados Unidos da América, onde havia procura de mão de obra.
Por ter solos de terra fértil, favoráveis à agricultura, a ilha foi, desde logo, escolhida para ser povoada. Entre as atividades agrícolas do Fogo destacam-se a produção de café e de vinho. Posteriormente, desenvolveu-se a produção de algodão e de bens agroindustriais, como as conservas, que viriam a ser exportados para os Estados Unidos da América, país com quem Cabo Verde, devido à emigração, mantinha relações privilegiadas. A produção do vinho "Manecom" é feita na aldeia de Chã das Caldeiras, onde os cerca de 300 habitantes locais plantam as vinhas nas terras férteis na base do vulcão. O café é essencialmente proveniente de Mosteiros, localidade do norte da ilha com cerca de 600 moradores, sendo assim a segunda maior do Fogo, atrás de São Filipe.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Ilha de Fogo na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-10-06 00:10:49]. Disponível em

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez