impressões digitais genéticas
Técnica de identificação de porções de ADN, também designada por DNA fingerprint.
Baseia-se no facto de existirem no ADN sequências repetitivas de bases, denominadas zonas de restrição. A partir de uma amostra de material biológico que contenha ADN faz-se a extração desta molécula. Posteriormente, utilizando enzimas de restrição, o ADN é fragmentado em pedaços. Os cortes ocorrem onde existem sequências de bases repetitivas que correspondem a zonas de transição.
Uma solução deste ADN é colocado num campo elétrico apropriado, onde as porções se separam umas das outras e posteriormente podem ser visualizadas com o aspeto de bandas.
Obtém-se assim uma amostra semelhante ao código de barras dos produtos comerciais.
Cada indivíduo possui o seu próprio código. Para além de problemas relacionados com a filiação biológica, esta técnica tem sido muito utilizada pela ciência forense.
-
código de barrasO código de barras consiste num sistema de identificação aplicado a embalagens dos mais variados pro...
-
campo elétricoUm campo elétrico consiste no espaço que rodeia uma carga elétrica. Pode visualizar-se por meio das ...
-
ADNO ADN (ou DNA, iniciais da designação em inglês DeoxyriboNucleic Acid) é um dos ácidos nucleicos que...
-
menopausaA maior parte das mulheres atingem o máximo da sua capacidade reprodutiva próximo dos seus vinte ano
-
população mendelianaConjunto limitado de indivíduos da mesma espécie, no interior da qual se opera sistematicamente a es
-
mendelévioO mendelévio, cujo símbolo químico é Md, é um elemento químico sólido, transurânico metálico, prepar
-
MendeleievQuímico soviético, Dimitri Ivanovich Mendeleiev nasceu em 1834, em Tobolsk, na Sibéria e faleceu em
-
menstruaçãoHemorragia que ocorre normalmente na mulher, todos os meses, desde a puberdade até à menopausa. Em c
-
mentolO mentol, também designado de cânfora de hortelã-pimenta ou 5-metil-2-isopropilciclo-hexanol, é um á
-
Melvin SchwartzFísico norte-americano nascido a 2 de novembro de 1932, em Nova Iorque. Partilhou com Leon Lederman