impressões digitais genéticas
Técnica de identificação de porções de ADN, também designada por DNA fingerprint.
Baseia-se no facto de existirem no ADN sequências repetitivas de bases, denominadas zonas de restrição. A partir de uma amostra de material biológico que contenha ADN faz-se a extração desta molécula. Posteriormente, utilizando enzimas de restrição, o ADN é fragmentado em pedaços. Os cortes ocorrem onde existem sequências de bases repetitivas que correspondem a zonas de transição.
Uma solução deste ADN é colocado num campo elétrico apropriado, onde as porções se separam umas das outras e posteriormente podem ser visualizadas com o aspeto de bandas.
Obtém-se assim uma amostra semelhante ao código de barras dos produtos comerciais.
Cada indivíduo possui o seu próprio código. Para além de problemas relacionados com a filiação biológica, esta técnica tem sido muito utilizada pela ciência forense.
-
código de barrasO código de barras consiste num sistema de identificação aplicado a embalagens dos mais variados pro...
-
campo elétricoUm campo elétrico consiste no espaço que rodeia uma carga elétrica. Pode visualizar-se por meio das ...
-
ADNO ADN (ou DNA, iniciais da designação em inglês DeoxyriboNucleic Acid) é um dos ácidos nucleicos que...
-
aleloSequência de uma molécula de ADN (gene) situada no mesmo locus e que corresponde a diferentes versõe
-
Aleksandr Ivanovich OparinBiólogo e químico nascido em 1894, em Moscovo, e falecido em 1980. É autor de uma teoria que explica
-
alergiaAlergia é a reação do organismo a certas substâncias que podem ser inofensivas para a maior parte do
-
alelos múltiplosAs características genéticas fenotípicas são determinadas, em geral, por dois alelos que ocupam o me
-
alérgenoDesignação dos antigenes que provocam uma resposta imunitária. São exemplo de alérgenos o pólen e o
-
alelopatiaAlguns seres vivos fazem guerra química aos outros elementos da comunidade. Por exemplo, alguns peix
-
experiência aleatóriaAo contrário de experiências como seja "lançar uma pedra do cimo de uma torre e verificar qual o seu