Geração D

Carlos de Matos Gomes

Amar em caso de emergência

Vera dos Reis Valente

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe

1 min

Ingvar Kamprad
favoritos

Empresário e milionário sueco nascido em 1926, em Small-Land, uma área rural da Suécia, e falecido a 27 de janeiro de 2018.

Ingvar vivia numa quinta de família com os pais e a avó. A avó de Ingvar teve muita influência no seu crescimento e foi graças a ela que o futuro empresário se tornou simpatizante dos ideais de Adolf Hitler

Kamprad começou a vender fósforos aos colegas aos cinco anos e aos dezassete fundou uma empresa para poder assinar um contrato de fornecimento de lápis. Em cinco anos instalou um negócio que aceitava encomendas por correio e enviava os produtos juntamente com a distribuição diária de leite.

Posteriormente, em 1950, dedicou-se aos móveis simples em peças para montar, tendo para isso adquirido as instalações de uma fábrica desativada. Optou por uma política de baixos preços, o que originou a contestação dos grandes fabricantes suecos. Estes conseguiram que em finais da década de 50 fosse imposto um boicote à empresa de Kamprad. O jovem empresário respondeu encomendando a produtores polacos peças baratas de móveis que podiam posteriormente ser montadas na Suécia. Nasceu assim a IKEA, cuja sigla é composta pelas palavras Ingvar Kamprad, Elmtaryd (nome da quinta da família) e Agunnaryd (a aldeia onde foi criado). A primeira loja abriu em Almhut, onde ainda hoje é a sede da empresa.

Atualmente, a IKEA tem mais de 140 representações e 35 mil empregados em cerca de trinta países, onde são vendidos móveis a preços acessíveis mas com design.
As suas lojas, para além da venda de móveis, estão equipadas com restaurante com comida barata e parques infantis. Uma tradição que sobreviveu do tempo em que na Suécia rural visitar uma loja IKEA implicava grandes e demoradas deslocações.

Kamprad tinha três filhos, e estipulou que o seu herdeiro sereria aquele com a melhor gestão de cada um dos ramos da Habitat, empresa adquirida pela IKEA em 1992.
Apesar da sua fortuna, Kamprad, que viveu na Suíça desde 1976 para escapar aos impostos, levou uma vida sem luxos para, assim, dar o exemplo aos empregados.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Ingvar Kamprad na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-05-23 17:11:44]. Disponível em

Geração D

Carlos de Matos Gomes

Amar em caso de emergência

Vera dos Reis Valente

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe