Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

1 min

Inocêncio XIII
favoritos

Papa italiano, nascido em Palestrina a 13 de maio de 1655, no palácio ducal Poli, Miguel Ângelo Conti era filho de Isabel Muti e do duque Carlo de Poli. Estudou em Ancona e no colégio jesuíta de Roma. Desempenhou os cargos de governador de Ascoli, de Orvieto e de Frosinone, núncio na Suíça (em 1695) e em Lisboa (em 1698), tornando-se cardeal em 1706 e posteriormente bispo de Osimo e de Viterbo.
O nome pontifício que Miguel Ângelo tomou na sua consagração, a 8 de maio de 1721, pretendeu honrar o papa Inocêncio III, que pertencia também à família Conti.
Este papa continuou a política contrária aos ritos chineses e malabares seguida pelo seu antecessor, Clemente XI, pelo que o secretário da Congregação de Propaganda Fide foi encarregue pelo pontífice de censurar o geral da Companhia de Jesus. A censura foi causada pelas más informações prestadas a Inocêncio XIII sobre a atuação dos jesuítas em terras do Oriente, que apenas se tinham limitado a adaptar as determinações da Santa Sede aos costumes locais para que a doutrina fosse melhor percebida e absorvida.
Foram neste pontificado feitas tentativas de reaver o condado de Comacchio, estrategicamente importante para o prestígio da Igreja romana e que tinha sido tomado pelas tropas do Império em 1708. Somente em 1725 se verificaria o retorno deste território à Igreja.
Inocêncio XIII emitiu em 1723 a bula Apostolici ministerii, que recordava os preceitos do Concílio de Trento e a sua inviolabilidade e obrigatoriedade, tendo este documento sido necessário porque Filipe V de Espanha pretendeu até uma certa altura efetuar uma reforma da Igreja apenas por meio de concílios provinciais e não segundo determinações enviadas de Roma.
O curto pontificado deste bispo de Roma, devido à sua frágil saúde, durou até 7 de março de 1724, tendo os seus restos mortais sido inumados na basílica de São Pedro do Vaticano.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Inocêncio XIII na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$inocencio-xiii [visualizado em 2025-06-24 20:25:48].

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac