intransitivo
Designação tradicionalmente atribuída aos verbos que não possuem argumento interno, ou seja, que não possuem objeto direto e/ou objeto indireto. Serão, portanto, exemplos de verbos intransitivos verbos como <correr> (ex: O menino corre), <trabalhar> (ex: O Rui trabalha), <morrer> (ex: O poeta morreu em 1610), <nascer> (ex: As borboletas nascem na primavera).
Desenvolvimentos recentes na linguística vieram mostrar que a designação de verbos intransitivos é insuficiente e ineficaz, na medida em que engloba dois grupos de verbos com comportamentos sintáticos bastante distintos.
Na verdade, os verbos <correr> e <trabalhar> não apresentam o mesmo comportamento que os verbos <nascer> e <morrer>. Por exemplo, <correr> e <trabalhar> não aceitam uma construção com particípio como "*trabalhado o menino" ou "*corrido o Rui", enquanto que <nascer> e <morrer> já a aceitam: "nascidas as borboletas" e "morto o poeta". Por outro lado, os verbos <correr> e <trabalhar> podem formar um nome através da junção do sufixo de atividade -or, como "corredor" e "trabalhador", ao passo que <nascer> e <morrer> não aceitam esta formação: "*nascedor", "*morredor".
Estes testes são alguns dos argumentos invocados para defender a distinção, dentro do chamado grupo de verbos intransitivos, entre verbos inergativos, designação atribuída aos verbos <correr>, <trabalhar> <brincar>, <dormir>, <assobiar>, <dançar>, <rir>, etc., e ergativos ou inacusativos, designação atribuída aos verbos <nascer>, <morrer>, <chegar>, <aparecer>, <ocorrer>, <surgir>, etc.
-
poliptotoÉ uma figura de retórica, próxima da paronomásia, que consiste na utilização de uma palavra em difer
-
pontuaçãoSistema de sinais gráficos utilizados na escrita com o objetivo de representar as variações melódica
-
polifoniaO termo polifonia nasceu da constatação da heterogeneidade discursiva do sujeito enunciador, das múl
-
pragmáticaDisciplina da linguística que se dedica ao "estudo do uso da língua por oposição ao estudo do sistem
-
paronomásiaFigura de retórica que consiste no uso de palavras com som parecido mas de significado diferente, co
-
pidginSistema linguístico que resulta do contacto prolongado entre pelo menos duas línguas de prestígio so
-
perífrase (retórica)Figura de retórica que consiste em utilizar uma expressão mais longa e analítica para designar ou de
-
polissemiaDiz-se que uma palavra é polissémica quando possui vários significados contidos numa mesma forma grá
-
particípioForma nominal do verbo com função adjetiva, o particípio forma-se acrescentando <-do ao radical: <fa
-
pleonasmo (retórica)Na retórica, trata-se de uma figura de sintaxe que acrescenta palavras ou expressões redundantes a u