Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

Isabel Jonet
favoritos

Ativista portuguesa contra a pobreza, Maria Isabel Jonet nasceu em 1960.

Licenciada em economia, começou por trabalhar numa seguradora, mas quando o marido foi trabalhar para Bruxelas, na Bélgica, Isabel Jonet acompanhou-o e passou a desempenhar as funções de tradutora na União Europeia.

Em 1994, regressou a Portugal e deixou de trabalhar para poder acompanhar melhor o crescimento e a educação dos filhos. Como ficou com mais tempo livre resolveu, nesse mesmo ano, entrar como voluntária no Banco Alimentar Contra a Fome, uma instituição que angaria alimentos para distribuir pelas pessoas necessitadas. Ao fim de algum tempo, assumia a presidência da instituição, que ao fim de dez anos de atividade já tinha cerca de dez mil voluntários a colaborar e prestava apoio a cerca de 200 mil pessoas necessitadas.

O trabalho de Isabel Jonet foi reconhecido pela Assembleia da República de Portugal, que em 2005 lhe entregou o prémio Direitos Humanos 2005. Isabel Jonet havia sido antes distinguida pela revista feminina Ativa com o prémio Mulher Ativa 2000.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Isabel Jonet na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$isabel-jonet [visualizado em 2025-07-19 16:03:24].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix