As Crianças Adormecidas

Anthony Passeron

Ramalho Eanes Palavra que conta

Fátima Campos Ferreira

O Osso de Prata

Andrei Kurkov

2 min

Istambul
favoritos

Aspetos Geográficos
A cidade localiza-se no Noroeste da Turquia e é a capital da província de Istambul. Está situada nos dois lados do estreito de Bósforo, que separa a Europa da Ásia. O mar Negro limita a cidade a norte e o mar de Mármara banha-a a sul e a sudoeste. A leste e a oeste a cidade é limitada pelas províncias de Kocaeli e Tekirdag, respetivamente. A sua população total ronda os 10,030,990 habitantes (2024). É a maior cidade da Turquia e a única do Mundo que se situa entre dois continentes: a Europa e a Ásia.

História e Monumentos
Istambul foi fundada pelos Gregos aproximadamente no ano 660 a. C.
Primeiro foi designada Bizâncio e mais tarde Constantinopla. Foi capital do Império Bizantino durante dez séculos e capital do Império Otomano durante cinco séculos.
Assim, tal como Roma, a cidade de Constantinopla foi construída sobre sete colinas, tendo sido posteriormente muralhada das quais ainda existem as suas ruínas. A sua importância foi enorme para o desenvolvimento do Direito Romano, Filosofia, Teologia, Arte Grega e História Cristã.
Pelo facto de ser um importante centro cultural e político foi, por diversas vezes, alvo de ataques militares. Turcos, árabes e búlgaros conquistaram a cidade em diferentes épocas da sua História. Entre 1918 e 1923, a cidade foi ocupada por ingleses e franceses. No ano de 1923, Kemal Ataturk, fundador da atual Turquia, transferiu a capital de Istambul para a cidade de Ancara.
Entre os seus monumentos conta-se Santa Sofia, atualmente museu, mas foi primeiro igreja (século VI) e depois uma mesquita (século XV); a Mesquita Azul, inaugurada em 1616, cujo nome advém da sua decoração em azulejos azuis; a Mesquita de Solimão I, cuja construção remonta à época do Império Otomano, tal como a Mesquita de Bayazid II (ambas mantêm as características da arte turca com influências bizantinas), possuem minaretes altos e um interior muito ornamentado; o Palácio de Topkapi; o Aqueduto de Valens; o Palácio Dolma Bagtcheh, situado no Bósforo, é ainda muito utilizado pelo atual presidente e o Seraglio, antigo palácio árabe que corresponde a um conjunto de três edifícios situados à volta de três pátios.
 

Igreja de Santa Sofia, convertida em Mesquita em 1453, atual Museu de Santa Sofia, em Istambul, Turquia
Pavilhão dos Azulejos no Palácio Topkapi, Istambul
Escola Militar Kuleli, na margem asiática do Bósforo, Istambul
Travessia do Bósforo, Istambul
Aqueduto de Valens em Istambul
Palácio Dolmabahçe em Istambul
Harém no Palácio Topkapi, Istambul
Zona urbana de Istambul
Aspetos Turísticos e Curiosidades
De grande interesse é o bairro grego - Fanar, localizado dentro da cidade. Cruzando o Corno de Ouro, encontra-se o bairro comercial - Galata, que se liga a Istambul através de diversas pontes em suspensão. As áreas residenciais localizam-se do lado asiático e as mais importantes são Beyoglu e Uskudar.
De sublinhar também a Cidade Velha, rodeada de muralhas, construída num dos braços do Bósforo. A cidade possui excelentes hotéis e uma vida noturna muito animada. A sua paisagem é sobretudo marcada pelos recortes das cúpulas e minaretes das mesquitas que se distribuem pelas encostas das sete colinas de Istambul. É sede da Igreja Ortodoxa oriental e conta com 200 igrejas cristãs.
 

Economia
Relativamente à produção industrial, destacam-se as indústrias de construção naval, destilarias, cimento, tabaco, alimentar, vidro, artigos de papel, couro e cerâmica. Além de um importante entreposto comercial, pois possui o porto mais ativo de toda a Turquia, é nó ferroviário com linhas que unem a Europa à Ásia.
Usufrui do estabelecimento de ensino superior mais antigo da Turquia, a Universidade de Istambul, ainda uma Universidade Técnica, e as Universidades de Mármara, do Bósforo e de Yildiz.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Istambul na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-01-26 11:55:40]. Disponível em
Outros artigos
ver+
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Istambul na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-01-26 11:55:40]. Disponível em

As Crianças Adormecidas

Anthony Passeron

Ramalho Eanes Palavra que conta

Fátima Campos Ferreira

O Osso de Prata

Andrei Kurkov