Ivan IV, o Terrível
Monarca russo (1530-1584), nasceu em Kolomenskoi, tornou-se o primeiro Czar da Rússia em 1547. O seu reinado assistiu à instituição de uma administração centralizada do Estado russo e à reorganização da Igreja Ortodoxa.
Ivan sustentou uma prolongada e mal sucedida guerra contra a Suécia e a Polónia. Instalou um reinado de terror, começando por exterminar a aristocracia dos boiardos. A sua vida inspirou a última obra de Eisenstein.
Partilhar
Como referenciar
Ivan IV, o Terrível na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$ivan-iv-o-terrivel [visualizado em 2026-06-21 05:46:11].
Outros artigos
-
PolóniaGeografia País da Europa Central. A Polónia é um dos maiores países da Europa, com uma área de 312 6...
-
SuéciaGeografia País do Norte da Europa. Localizado na península da Escandinávia, faz fronteira com a Noru...
-
EstadoDo ponto de vista filosófico, a noção de Estado consiste na existência de um conjunto de instituiçõe...
-
FlorianoImperador romano do período dos Imperadores Ilírios. Reinou pouco tempo, no ano de 276. Nada de espe
-
Florence NightingaleFigura inglesa da Medicina, Florence Nightingale nasceu a 12 de março de 1820, em Florença, na Itáli
-
Niels FinsenMédico dinamarquês nascido em 1860, nas Ilhas Faröe, e falecido em 1904, em Copenhaga. Recebeu o Pré
-
Harvey FirestoneEmpresário norte-americano, Harvey Samuel Firestone nasceu a 20 de dezembro de 1868, em Columbiana,
-
Luís Filipe IRei francês entre 1830 e 1848, cognominado o Rei Burguês, nasceu em 1773 e morreu em 1850, era filho
-
Tito Flávio VespasianoTribuno militar (39/12/30-81/11/13), filho primogénito de Vespasiano. Foi educado na corte de Nero e
-
Hans FisherQuímico orgânico alemão, nascido em 1881 e falecido em 1945, conhecido por ter determinado a estrutu
Partilhar
Como referenciar 
Ivan IV, o Terrível na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$ivan-iv-o-terrivel [visualizado em 2026-06-21 05:46:11].