Ivan IV, o Terrível
Monarca russo (1530-1584), nasceu em Kolomenskoi, tornou-se o primeiro Czar da Rússia em 1547. O seu reinado assistiu à instituição de uma administração centralizada do Estado russo e à reorganização da Igreja Ortodoxa.
Ivan sustentou uma prolongada e mal sucedida guerra contra a Suécia e a Polónia. Instalou um reinado de terror, começando por exterminar a aristocracia dos boiardos. A sua vida inspirou a última obra de Eisenstein.
Partilhar
Como referenciar
Ivan IV, o Terrível na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$ivan-iv-o-terrivel [visualizado em 2026-06-24 01:43:53].
Outros artigos
-
PolóniaGeografia País da Europa Central. A Polónia é um dos maiores países da Europa, com uma área de 312 6...
-
SuéciaGeografia País do Norte da Europa. Localizado na península da Escandinávia, faz fronteira com a Noru...
-
EstadoDo ponto de vista filosófico, a noção de Estado consiste na existência de um conjunto de instituiçõe...
-
Kim Il-SungPolítico comunista norte-coreano nascido em 1912, em Pyongyang. Após ter estudado na Manchúria e na
-
Senuseret IIIQuinto faraó da XXII Dinastia, terá reinado aproximadamente entre os anos de 1878 e 1841 a. C. O nom
-
Paulo IIIPapa italiano, chamado Alexandre Farnese, nasceu em Canino (Viterbo) em fevereiro de 1468, pertencen
-
Victor Manuel IIIRei italiano entre 1900 e 1946, nascido em 1869 e falecido em 1947, filho de Humberto I e neto de Vi
-
Ilya PrigogineFísico e químico belga, de origem russa, nascido em 1917, em Moscovo e falecido de 28 de maio de 200
-
Santo IldefonsoSanto Ildefonso nasceu, numa família ilustre, no ano de 605 e morreu a 23 de janeiro de 667. Sobrinh
-
Kim Jong-ilPolítico norte-coreano, filho do líder comunista Kim Il-Sung, nasceu a 16 fevereiro de 1941, na Sibé
Partilhar
Como referenciar 
Ivan IV, o Terrível na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$ivan-iv-o-terrivel [visualizado em 2026-06-24 01:43:53].